Quem era Epafrodito e de onde era?

Olá Rubilar Campello de Rio Grande / RS!

Epafrodito apóstolo de Jesus Cristo foi um companheiro de Paulo de Tarso durante suas viagens missionárias visitando as comunidades da Ásia menor. É mencionado na Epístola aos Filipenses (Filipenses 2,25 e Filipenses 4,18). Embora o local de seu nascimento não encontramos nos escritos paulinos, pesquisadores indicam como sendo um Macedônio natural da cidade de Filipos (conforme Dicionário de Douglas)

Origem do nome Epafrodito:

Seu nome tem origem pagã e significa "amado por Afrodite" (Deusa grega). O nome corresponde ao latino Vetustus ("belo") nome muito comum entre os romanos. Encontramos Epafrodito no Novo Testamento inicialmente como enviado da comunidade cristã de Filipos para entregar um presente a Paulo durante sua prisão em Roma, em Éfeso 5 . Paulo o chama Epafrodito de "meu irmão e cooperador e companheiro nas lutas”. Outra função de Epafrodito é como ministro para as necessidades do apóstolo Paulo, fazendo por ele o que a comunidade de Filipos fora incapaz de fazer (Filipenses 2,30). Epafrodito não apenas desempenhou a função de legado da igreja de Filipos, mas sendo considerado uma pessoa de posses, poderia complementar o presente da Comunidade de Filipos a Paulo (Filipenses 4,18).

Por estes motivos é que se confirmam seu nascimento nesta comunidade de Filipos.

No final recuperado de sua doença curada em Roma, Paulo o enviou de volta a Filipos com a sua carta, que clamava para que ele fosse recebido de forma honrosa (Filipenses 2,29).

Fonte:

DOUGLAS, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. I, edições vida nova, São Paulo, pág. 505.