Nestes últimos dias apareceram diversas manchetes nos jornais dizendo: Bíblia mais antiga do mundo ganha versão gratuita online. Essas notícias se referiam ao Codex Sinaiticus, que, graças a um projeto ambicioso, foi colocado OnLine, para que todos possam apreciá-lo (www.codexsinaiticus.org).

Esses títulos, todavia, podem ser pouco corretos. De fato o Codex Sinaiticus é um manuscrito em grego que, conforme é conservado hoje, traz somente partes da Bíblia. De fato, quando foi escrito, contonha 1.460 páginas, mas aquelas conservadas hoje, em 4 lugares diferentes (Alemanha, Inglaterra, Russia e Egito), somam pouco mais de 800. Além disso, em relação ao Novo Testamento, traz dois livros que atualmente não fazem parte da Bíblia: Pastor de Hermas e Epístola de Barnabás.

O Códex foi descoberto no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, Egito, em meados do século XIX. Foi confeccionado entre os anos 330 e 350.

Igualmente importante em termos de Bíblia antiga, é o Codex Vaticanus, que inclusive teria sido escrito um pouco antes do Codex Sinaiticos. De qualquer forma estamos sempre falando de manuscritos e não da Bíblia inteira, como a temos hoje.

A propósito de manuscritos, um dos textos mais antigo do Novo Testamento é o chamado Papiro 52, que seria do ano 125 depois de Cristo, que tem apenas os versículos 31-33 do capítulo 18 de João.

Em relação ao Antigo Testamento temos os manuscritos do Mar Morto. Em Qumran foram descobertos um número grande de textos do Antigo Testamento. Todos os livros tem algum texto, algum manuscrito, exceto o livro de Ester. Mas a maioria dos textos são fragmentos. Isaías, invés, se encontra por completo.

Essa divagação tinha a intenção de mostrar que é difícil dizer qual é a Bíblia mais antiga existente. Precisamos falar de restos de livros, de manuscritos. E nesse caso, com certeza, a resposta tem que incluir os textos de Qumran. Quanto à Bíblia Hebraica, o Antigo Testamento para nós cristãos, um dos textos completos mais antigos é o Codex de Leningrado, que é recente, do ano 1008.

Se, invés, quiséssemos tomar em consideração a Bíblia completa, então deveríamos recorrer a Johann Gutenberg, que publicou em 1454-55 cerca de 180 cópias da Bíblia, em latim. Dessas cópias 48 ainda existem. Também essa bíblia foi digitalizada e pode ser consultada OnLine: www.bl.uk

A tradução mais antiga em português foi realizada no século XVII, por João Ferreira de Almeida.