Olá Nelson Alexandre Silva Junior de Caraguatatuba / SP!

 Penso que esta questão do espinho da carne de Paulo em que o texto bíblico apenas cita e dá poucas explicações, agilizou a curiosidade dos leitores paulinos. Nos cursos Bíblicos sobre as Cartas Paulinas, em todos eles esta pergunta se levanta. Sempre os participantes buscam uma resposta que seja convincente verdadeiramente. Querem confirmação do texto bíblico. Da mesma forma nas aulas no Curso de Teologia sobre Cartas Paulinas, os estudantes traziam as mesmas dúvidas.

Na verdade reli a resposta que já faz alguns meses que respondi, e achei que está bem encaminhada na resposta. Não de forma absoluta, mas convincente. Os muitos comentários que foram enviados para a resposta, mostra o imaginário dos leitores do apóstolo Paulo. As hipóteses mais diversas foram levantadas.

Nelson, a pergunta que fazes pedindo confirmação e certeza vai juntar-se com tantas outras que querem uma resposta convincente. Afirmar como uma verdade o que esta dito na pergunta é muito temerário, e sem consistência de provas bíblicas. Como se poderá confirmar que o espinho da carne de Paulo seria o amor que sentia pela mulher do seu companheiro Marcos? Entre o discurso de Paulo, e este fato o abismo é muito grande!

Concluindo: Penso que a melhor compreensão do espinho na carne de Paulo esta descrito na resposta que segue abaixo:

 Quando Paulo diz ter um espinho na carne ao que ele se referia?

Pergunta de Jorge Moraes, Pelotas / RS

Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 13/10/2012

Fonte para consulta:http://www.abiblia.org/ver.php?id=4659

 Está é uma das perguntas muito discutidas pelos estudiosos da Bíblia Sagrada. Os estudantes de Teologia se debatem em encontrar explicações os professores de Exegese Bíblica argumentam das mais diferentes formas, as Escolas Bíblicas Dominicais fazem fóruns buscando respostas, entretanto apesar de todo este esforço não encontramos nos textos sagrados uma resposta que nos satisfaça plenamente. São buscas de respostas e soluções para a questão.

Tudo nos indica que a tentativa de identificar o que seja este espinho na carne do apóstolo Paulo, para o estudioso da Bíblia de orientação protestante vale a máxima afirmativa de Lutero: “o que as escrituras não afirmam com clareza, não devemos afirmar com certeza”. Penso que não estaríamos errados seguindo este conselho, o que segue como resposta são apenas opiniões mais ou menos consistentes e que a cada passo retornam em cena, mas sem uma solução que nos satisfaça.

Algumas respostas encontradas nas leituras, cursos acompanhados, pesquisas e estudos:

- Podemos, inicialmente, supor que o espinho na carne seja espiritual ou mesmo físico em sua manifestação. No primeiro caso, o mensageiro de Satanás, um espírito maligno que atormentava o apóstolo Paulo. No entanto assim afirmar é contraditório porque Paulo afirma em 1 Cor 6,19:

"Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, e que recebestes de Deus" (1Coríntios 6,19). Bíblia de Jerusalém

- Outra possibilidade de espinho seria as tentações de modo geral, ou de natureza sexual em particular.

Entretanto os seus escritos atestam o contrário ele mesmo disse a este respeito em 1 Cor 7,7:

"quisera que todos os homens fossem como sou" (1 Coríntios 7,7). Bíblia de Jerusalém

- Temos a alternativa (sou inclinado a olhar com bons olhos esta possibilidade) de que o sofrimento seja a perseguição que o apóstolo sofria por parte dos seus adversários. Fortalece esta tese o fato de que Paulo escreveu espinho na carne em contexto de perseguições vindas dos adversários. Ele fala contra os judaizantes, falsos apóstolos, em vários momentos, recordamos em 2 Cor 11,13

"Esses tais de falsos apóstolos, operários enganadores, camuflados em apóstolos de Cristo”. (2 Coríntios  11,13) Bíblia de Jerusalém

Lembra Paulo em 2Cor 11, 24 que :

"Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um" (2 Coríntios 11,24) Bíblia de Jerusalém.

Concluindo.

Embora não saibamos o que seja este espinho na carne que fala Paulo nesta passagem bíblica a atitude de Paulo nos diz que cada dificuldade em seguir a pessoa de Jesus Cristo e no testemunho de seu evangelho pode ser superada. Isto acontece quando nos abrimos à confiança da intervenção divina.

Paulo sempre afirma ser um “servo inútil” (Lucas 17,10), mas as maravilhas que acontecem na pregação do evangelho é o Senhor Deus que realiza simplesmente carregamos as riqueza de Deus em “vasos de barro” (2 Cor 4,7).