A passagem se encontra em Mateus 16,15-20:
Então lhes perguntou: "E vós, qum dizeis que eu sou?"Simão Pedro, respondendo, dsse: "Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja, e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus".

Essa passagem sublinha o papel do apóstolo Pedro na "cidade de Deus", o Reino dos Céus. Como a cidade dos mortos (Hades, em hebraico Sheol), também a cidade de Deus tem portas e as suas chaves são entregues a Pedro, a quem cabe abrir ou fechar o acesso. "Ligar"e "desligar"são dois termos usados no mundo judeu com o sentido de "condenar"e "absolver", respectivamente, em relação à disciplina. É também usada em relação às decisões doutrinais ou jurídicas e nesse âmbito tem a função de "proibir"(ligar) ou "permitir"(desligar). Nesse contexto, a mensagem dessa passagem indica que Pedro exercerá a função disciplinar.de admitir ou excluir as pessoas na comunidade administrando também todas as coisas em relação à doutrina e à moral. As decisões serão confirmadas por Deus.

O mundo católico acredita que essas promessas não são destinadas somente a Pedro, mas também aos papas, que são seus sucessores.