Olá José Wellington de Maranguapé / CE!

 A pergunta que diriges ao site é interessante, pois ajuda na compreensão do texto e da mensagem de Jesus. Seus trajetos inicialmente foram percorridos a pé com seus pais, indo as festas de preceito em Jerusalém, os evangelhos nos conta os detalhes do episódio da Perda de Jesus em Jerusalém. Seus pais percorriam o caminho que todos os judeus faziam partindo da Galiléia para Jerusalém, seguiam o caminho da planície do Jordão até Jericó e depois subiam até Jerusalém pela antiga estrada romana.

Jesus com seus discípulos já percorreu como nos narram os evangelhos, o caminho da montanha passando pela Samaria, região impura que os judeus evitavam. Embora apareça nos evangelhos sinóticos Jesus indo apenas uma vez a Jerusalém com os discípulos, certamente foi muitas vezes em especial nas festas de preceito Judaica, com o evangelho de João nos narra.

Assim precisão de Kilometros e metros não possuímos. O que temos é uma ideia das distâncias que Jesus percorreu com os discípulos. Para isto os traçados das estradas modernas de Israel nos ajudam. Os traçados das estradas mudaram, pois devido à situação de guerra na região ergueram-se muros de separação entre Israel e a Palestina atual. Com maquinário modernos muitos caminhos foram endireitados.

Indicamos as principais distâncias entre as cidades de Israel calculadas pelos guias de estradas:

De Nazaré – Jerusalém = 131 Km (depende da rodovia percorrida)

Nazaré - Cana da Galiléia = 14 km

Nazaré – Monte Tabor – 32 Km

Nazaré – Naim - 40 km

Nazaré – Siquem (Nablus)– 59 Km

Nazaré - Beth Shean – 32 Km

Nazaré - Megido – 23 Km

Nazaré - Tiberíades – 31 Km

Nazaré – Cafarnaum - 46Km

Nazaré - Monte das Bem-aventuranças - 40 km

 

Jerusalém – Belém – 8 km

Jerusalém - Betânia 7 Km

Jerusalém – Bethfagé 5Km

 

Nota: As distâncias em Israel entre as cidades são pequenas, pois o pais é pequeno. Israel hoje possui de Leste a Oeste = 120 Km de Norte Sul = 240 km.

O que está indicado são apenas algumas distâncias, por onde Jesus caminhou com os discípulos, mas existem outras. Com estas distâncias terás uma ideia do conjunto das estradas e distâncias na Palestina na época de Jesus.

Fontes de informação:

Nazareth & Lower Gallee Tourist Map, NazarethTourism Information Center, Blustein Maps & More Ltd, Publishing, 2013

BALDI, Donato, Guida di Terra Santa, Gerusalemme, 1953.

HOADE, Eugene, Guide to the Holy Land, 11ªedição, Franciscan Printing Press, Jerusalem, 1982.