Olá Allyne Santo Antonio / RN!

Na época de Jesus a poligamia era permitida. Assim a esposa deveria tolerar a presença na mesma casa das concubinas.

Devido ao fator econômico, a poligamia não era frequente, mas existia nos que tinha condições econômicas boas e podiam sustentar varias mulheres.

Motivos que muitas vezes levavam ao marido buscar outra mulher:

Acontecia quando o relacionamento entre marido e a primeira mulher não eram bons. Geralmente o marido procurava colocar outra mulher na sua casa.

A poligamia nos palácios reais:

É do conhecimento que o rei Herodes o Grande (37-4 a.C.) teve 10 mulheres sendo que pelo menos 9 estavam com vida entre os anos 6-7 a.C. Uma delas a Mariene, de origem Asmoinéia foi a única que recebeu título de Rainha.

Nas cortes reinava a mentalidade oriental. A lei permitia legalmente a poligamia. No livro da Mishna encontramos que era permitido até 18 mulheres ter o Rei. O livro do Talmud mencionava de 24 a 48 mulheres.

Nos textos do Novo Testamento Jesus em suas conversas e ataques aos fariseus, rejeita a poligamia em Mc 10,6; Mt 19,4 citando nestas passagens o livro de Gênesis 1,27.

 

Fonte:

JEREMIAS, Joachim, Jerusalém no tempo de Jesus, pesquisa de história econômica social no período neotestamentário, Nova Coleção Bíblica, vol. 16, Paulinas, São Paulo, 1983, pág. 487ss.

SAULNIER, Christiane, ROLLAND, Bernard, A palestina no tempo de Jesus, cadernos Bíblicos 27, tradução de José Raimundo Vidigal, 2ª. edição, Paulinas, São Paulo, 1986, pag. 65ss.