Ola Ricardo Vilamir Veloso, Belford Roxo RJ

 Entendo que quando falas em respostas estejas te referindo a respostas de questões bíblicas, que é o objetivo do site “abiblia”.

Na indicação do site “quem somos” poderás já perceber que a grande maioria dos que respondem as questões estão ligados a Igreja católica.

Sabemos que a interpretação do texto bíblico passa por varias escolas , isto é, maneiras de se interpretar a Bíblia. Algumas escolas de interpretação acentuam mais a palavra escrita, outras acentua o contexto, existe dezenas de modos e maneiras. Por isto quando falas em visões, deixas em aberto esta maneira de entender.

Quanto a mim estudei em Jerusalém, na escola de arqueologia e Bíblia dos franciscanos. Muitas informações passam por estes critérios da Arqueologia,da língua original, das formas literárias de estruturar o texto etc..

Na realidade brasileira, nas aulas de ensino do Novo testamento, trabalhei muito com o método do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos).  A tentativa dos estudiosos que trabalham com os grupos de CEBI é reunir, as  varias denominações religiosas para interpretar a Bíblia. Se bem com muitas limitações que as estruturas das Igrejas colocam. Mesmo a aceitação de uns e a rejeição de outros. Parece que é mais fácil escrever do que dialogar ou respeitar os pontos de vista interpretativos de cada um.

Assim respondendo por mim, coloco que estou me esforçando nos grupos de varias denominações, interpretar a bíblia, deixando o espírito de Deus iluminando cada um em descobrir no texto o que Deus quer para nós. Sabemos que não alcançaremos a perfeição mas estamos nas mãos de Deus para que ele trabalhe em nós.

 

Nota: CEBI – Centro de Estudos Bíblicos. É um movimento bíblico, de caráter ecumênico, organizado para assessorar o estudo bíblico de comunidades, movimentos populares, agentes pastorais e demais grupos. Seu trabalho com a Metodologia de Leitura Popular da Bíblia favorece uma ligação Fé e Vida, fazendo com que os textos bíblicos possam ser compreendidos numa ótica de luta pela vida, bem como de leitura crítica e comprometida, de modo que se tornem, como diz o salmista, lâmpada para os pés e luz para o caminho.