Olá Marcos de Nova Iguaçu / RJ!

 Novamente tenho que dizer que a pergunta escapa nosso objetivo em responder a perguntas vindas da Bíblia. Esta pergunta esta mais para a história da Igreja evangélica no Brasil, do que propriamente uma resposta Bíblica. Com certa distância poderíamos dizer que teria alguma relação com a Bíblia.

Pergunta semelhante tentei responder no ano passado. A pergunta era a seguinte:

Aproximadamente em que ano surgiu a primeira Igreja Evangélica no Brasil?”

Pergunta de Celso Neris da Silva, de Campo Bom / RS e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 18/08/2012

Em resumo a resposta foi esta:

No estudo da História do Brasil temos o conhecimento das invasões francesas e holandesas no Brasil que aconteceram logo após o descobrimento. Pois foi justamente nesta época que junto com os invasores chegaram missionários calvinistas (huguenotes-franceses), e que passaram dar assistência religiosa aos invasores recém-chegados.

 

Fundação da Igreja Reformada Francesa na França Antártica (Rio de Janeiro)

 

Assim podemos dizer que em 7 de março de 1557, em nome da Igreja Reformada Francesa chegaram ao Brasil os primeiros missionários calvinistas (huguenotes-franceses), enviados por João Calvino à França Antártica antiga colônia francesa na Baía de Guanabara atual Estado do Rio de Janeiro, (assim os franceses começaram a chamar a nova terra) liderados pelos Reverendos Pierre Richier e Guillaume Chartier

 

Primeiro Culto Protestante na Igreja Reformada Francesa, França Antártica (Rio de janeiro)

 

Em 10 de março de 1557 foi realizado o primeiro Culto Protestante nas Américas, oficiado pelo Reverendo Pierre Richier, na presença dos militares franceses presentes.

 

Primeira Santa Ceia na Igreja Reformada Francesa, França Antártica (Rio de janeiro)

No domingo dia 21 de março de 1557 foi realizada a primeira ceia sob o rito calvinista.

 

Chegada dos franceses e holandeses e sua expulsão:

 

Pelos fatos históricos sabemos que o protestantismo chegou ao Brasil na ocasião da invasão francesa (1555-1567) e holandesa (1630-1654), que foram duas tentativas ousadas em se criar colônias protestantes no Novo Mundo. Entretanto a história nos diz que os invasores foram expulsos por Portugal, descobridores do Brasil, e que a partir de então a colônia brasileira pertencente a Portugal passa a ser essencialmente católica. Igreja e Estado passam a agir muito estreitamente sob o chamado Regime do Padroado, onde os sacerdotes passam a ser considerados funcionários da coroa portuguesa. Assim se passam aproximadamente 300 anos.

 

Chegada da família real e mudança de perspectiva quanto à prática religiosa.

 

O cenário internacional passa por mudanças e a família real portuguesa é  expulsa de Portugal, em consequência a sua vinda para o Brasil em 1808 e que Portugal se alia a Inglaterra imaginando possível proteção frente a fúria de Napoleão.

Foi então a partir de 1808, com um cenário político diferente que o protestantismo começa a criar suas primeiras raízes no Brasil. À Inglaterra começa a exercer pressões, forçando a assinatura de alguns tratados comerciais com Portugal, mudando-se o quadro político, econômico, social e religioso do Brasil. A Inglaterra garantiu aos ingleses residentes no Brasil a liberdade para terem casas de adoração religiosa.

Mas foi somente na segunda metade do século XIX que o protestantismo se desenvolveu, com a atuação de missionários representados pelas denominações: Congregacional, Metodista, Presbiteriana e Batista.

Em 1882 foi fundada a primeira Igreja Batista em Salvador depois se espalha pelo restante do país, e em 1914 e na cidade de Cajazeiras, alto sertão paraibano.

Estas informações podem nos ajudar a ter um bom começo para conhecer as origens e desenvolvimento das Igrejas Evangélicas no Brasil. Nos últimos anos a multiplicação de locais de culto e oração, de fiéis que são batizados nas Igrejas Evangélicas cresceu enormemente. Atestando a seriedade e trabalho dos membros destas igrejas.