Olá Renato de Sbc!

Na antiguidade se utilizou muitas formas para conservar documentos escritos: Resumidamente coloco as seguintes formas de conservação do texto:

1 – A escrita cuneiforme foi utilizada para ser gravada na argila com o auxilio de uma ponta de madeira e metal. Depois estas tabuinhas de Argila eram queimadas no fogo tinha duração indeterminada, a não ser se quebrassem e destruíssem.

2 – A escrita em papiro. No Egito começou a se utilizar esta técnica do papiro, formando folhas e escrevendo. Encontrou-se dificuldade na conservação.

3 – Pergaminho, a partir do couro de ovelhas curtido, mas se deterioravam pelo uso e humildade.

Além disto, sabemos que os povos antigos utilizaram também blocos e chapas de pedra, paredões de rochedos,e paredes de prédios para eternizar as escritas.

Os israelitas utilizaram estas técnicas;

O povo de Deus utilizou estas formas de escrita para conservar textos bíblicos, gravando em Pedras: Citamos os tratados das leis, as Tábuas da Lei de Moises (Ex 31,18; 32,15s), a inscrição de Josué (Js 8,32); inscrição de Siloá do tempo do rei Ezequias em memória a perfuração do túnel de Siloá.

Além disto os israelitas adotaram também o uso dos papiros egipcianos, comercializados pelos fenícios, que transportavam.No livro de Jeremias 36, fala das técnicas usadas por Israel na escrita de documentos importantes:

2“Toma um rolo e escreve nele todas as palavras que te dirigi a respeito de Israel, Judá e todas as nações, desde o dia que comecei a falar-te, no tempo de Josias até hoje......4Jeremias chamou, então Baruc, filho de Nerias, que escreveu num rolo, conforme o ditado de Jeremias, todas as palavras que Iahweh lhe dirigira.” (Jeremias 36,2;3) Bíblia de Jerusalém

Concluindo:

No tempo que antecedeu a Cristo, encontramos pelo menos três forma diferentes de textos hebraicos que traziam a palavra de Deus.

1 – O texto oficializado pelos massoretas.

2 – O texto que foi usado pelos tradutores gregos.

3 – O texto do Pentateuco dos samaritanos (os samaritanos reconheciam apenas os 5 livros da lei contidos no Pentateuco).