Olá Jorge de Salvador / BA!

Já faz um ano que respondi pergunta praticamente semelhante. A resposta foi que na Bíblia não encontramos frase igual, somente por aproximação. Assim quanto ao lugar onde se encontra, fica sem resposta, pois não existe a frase. Simplesmente é um dito popular muito usado na conversa do dia dia.

Existem algumas semelhanças com outros versículos da Bíblia, mas nenhum fala de folha da árvore. Por exemplo: em Isaías 40,12-31, vemos como ele tem o Universo em sua mão e faz o que lhe apraz.

Alguns comentários bíblicos afirmam que não é um versículo bíblico e encontramos no Alcorão.

“Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além d’Ele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no livro lúcido” (6ª Surata versículo 59)

Nas leituras que fiz para responder a pergunta encontrei varias tentativas de justificar o que a frase diz, os cuidados de Deus para com a sua criatura humana. Dentre as considerações das pessoas coloco algumas interessantes, sem esgotar o assunto:

1 – “Sempre falei muito nesta frase, a considerava como bíblica, mas uma vez que fui contrariado, procurei no texto bíblico e nada encontrei, passei a acreditar que ainda não conhecia o texto bíblico suficientemente”.

2 – “Outras pessoas tentando justificar a frase apontam o Salmo 23,1 como resposta a pergunta, pelo menos na semelhança”.

“Iahweh é meu pastor, nada me falta.”(Salmos 23,1) Bíblia de Jerusalém

3 – Outros apontam Lucas 12,7. Que diz

“E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados.” (Lucas 12,7) Bíblia de Jerusalém

e conclui que Deus está no controle de todas as coisas e há um propósito para tudo debaixo dos céus.

4 – Indicam o livro do Eclesiastes 3

“que diz a tempo para tudo debaixo do céu, até para uma folha cair.” (Eclesiastes 3) Bíblia de Jerusalém.

5 – Outros apenas respondem esta frase é um dito popular....