Olá Rafael Azevedo de Lima dem Mogi Guaçu / SP !

 

As respostas a estas perguntas sobre Zaqueu (evangelho de Lucas 19,1-10) seriam bem mais fáceis e compreensíveis se o evangelista Lucas tivesse incluído no episódio que envolve o encontro de Jesus com Zaqueu. Mas a realidade do texto não é esta, e a resposta vem de conclusões que o texto nos oferece.

A resposta se Zaqueu tinha mulher e era casado, concluísse que sim, pois todo o judeu chegando a uma determinada idade deveria casar, e se Jesus foi até sua casa, é um sinal evidente que era casado, deveria ter uma mulher e filhos. Caso contrário tudo o que o texto nos apresenta de Zaqueu ficaria mais confuso ainda. Jesus foi à sua casa e recebido por Zaqueu e no final do encontro Jesus afirmou “Hoje a salvação entrou na tua casa”. Esta expressão quer dizer, que não só Zaqueu passou a ser seguidor de Jesus, mas a sua casa isto é: sua família, todos os membros, a mulher, filhos, e escravos.

Para a pergunta se ele namorava, creio que, depois da resposta acima, não haveria nem razões em responder. Ele já era casado.

Para o nome de sua mulher, a resposta é aquela que o texto nos fornece, não aparece o nome dela. Isto não é nenhuma novidade, pois já respondemos uma dezena de perguntas do nome de mulheres de personagens bíblicos, que o texto simplesmente não fornece.

Complementando:

A melhor explicação para o nome Zaqueu, é a que considera um diminutivo de Zacarias, ou ainda em hebraico “puro”. Zaqueu era um conhecido cobrador de impostos na cidade de Jericó, tratado como homem de muitos recursos, bem situado na vida, com o dinheiro vindo de formas escusas de seu trabalho. Odiado pelos seus compatriotas judeus, por trabalhar para o invasor Romano. A passagem bíblica de Lucas mostra a vontade sem limites de Zaqueu ver Jesus, subindo em um sicômoro, pois era de baixa estatura. Este episódio foi adiante, chegando a uma conversa com Jesus, e da parte dele um convite para ir a sua casa. Fato acontecido, Zaqueu muda de vida chegando ao ponto de querer devolver o dinheiro a todos que causou perda restituindo o quádruplo e devolvendo aos pobres a metade de seus bens.

O evangelista Lucas mostra na conclusão um Jesus cheio de misericórdia com os pecadores e conclui com a frase “o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. (Lucas 19,10)

Fonte:

Douglas, J. D., O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, São Paulo, pág. 1674.