Não, Reinan. Tudo aconteceu aos poucos e poderíamos dizer que a Bíblia levou quase 1000 anos para ser escrita. Os primeiros textos (alguns Salmos ou pedaços da História de Israel) nasceram no contexto da corte, dos reis que governavam a região bíblica. Outros textos são frutos de processos de transmissão, que primeiro foi oral e depois, aos poucos, começou a aparecer no 'papel'. As histórias contadas oralmente foram recolhidas, modificadas e reunidas à luz da fé. Foi assim que nasceu a maioria dos livros. Por isso, analisando cada livro, é difícil dizer com exatidão quando ele foi escrito.

A Bíblia é formada por 73 livros (66 para os evangélicos) e cada livro tem uma história muito particular. Os livros do Antigo Testamento, aqueles que foram escritos antes de Cristo, levaram mais tempo para ser escritos. Foram séculos! Os do Novo Testamento (os últimos 27 livros da Bíblia), invés foram escritos num período de tempo de cerca de 50 anos, entre os anos 50 e 100 depois do nascimento de Cristo.

Sabemos bastante sobre os livros do Novo Testamento: autor, data de composição, etc. Mas sobre os livros do Antigo Testamento o nosso conhecimento é muito limitado. Para cada livro os estudiosos fazem diferentes hipóteses sobre seus autores e a data em que foram escritos. Só para dar um exemplo, alguns pensam que os primeiros livros da Bíblia, os 5 que formam o Pentateuco, foram escritos a cerca de 500 anos antes do nascimento de Cristo. Há outros, invés, que defendem que teriam vindo à luz já há 900 anos antes de Cristo. A discussão está aberta e os estudos continuam.

No início, cada livro era independente. Só aos poucos os vários livros foram sendo colocados num único volume. Esse processo levou tempo. Houve muitas discussões sobre os livros que deviam ou não entrar nesse "volume", que temos hoje em mãos. Na verdade a Bíblia não é um único livro, mas uma "biblioteca", como recorda o nome "bíblia" (livros, em grego).