Olá Kaun, de Vila Mara / SP!

Este vocábulo é muito conhecido usamos desde criança. E ouvimos muitas vezes. Tentarei colocar os diferentes significados que o vocábulo pode ser usado na conversa diária, em diversos lugares e regiões.

Na pergunta argumentas se moleque seria o nome de um demônio. Olha quanto a isto não, apenas na linguagem informal do dia a dia, figurativamente, poderá ser entendido como demônio no sentido de que o menino, faz tantas travessuras, e maldades que se assemelha ao demônio. Mas vamos olhar os diferentes sentidos que são utilizados o vocábulo.

Origem do vocábulo moleque.

Tem origem africana, quimbunda "mu'leke" e quer dizer, nesta linguagem menino. Na linguagem familiar, no relacionamento pais e filhos, quer indicar um guri inquieto, meche em tudo, bagunceiro, a disciplina não esta em seu linguajar é irresponsável. Entretanto quanto um adulto é chamado de moleque à palavra torna-se ofensa das graves, indicando pessoa canalha, sem tino e sem juízo.

Diversos significados:

1 – Podemos considerar um moleque, um garoto de pouca idade, quase adolescente, mas criado por sua própria conta, as normas que regem o seu universo e o relacionamento das pessoas são as suas normas. Esta sempre fazendo brincadeiras com as pessoas sem medir as consequências, chega ao extremo em ter sentimento vis, de um canalha, sem responsabilidade enfim o mesmo que o diabo (satanás). Falando em satanás se alia a ele tudo o que é negativo: dado a travessuras, é sarcástico, um patife, velhaco quando age com as outras pessoas, faz gracejos, troças dos mais velhos, para ele tudo é brincadeira. Neste sentido, figurativamente se pode dizer que ele é um demônio em pessoa....

2 - Usado o vocábulo moleque para designar menino brincalhão, arteiro. Por ex: O moleque quebrou a vidraça chutando a bola.

3 - Usado também para significar pessoa pequena, sem responsabilidades por seus atos; palavra trazida pelos africanos: pessoa ágil e habilidosa. Moleque é igual a pirralho, irresponsável.

4 - Dependendo a região, moleque quer dizer menino de rua, menino encrenqueiro, delinquente...

No Rio Grande do Sul o vocábulo moleque tem o significado de trombadinha. Ex: O moleque (delinquente) é o capeta.

Em São Paulo-SP, já é diferente se diz moleque para designar menino. Ex: O moleque (menino) está ali brincando, com seus amigos.

Uso do vocábulo moleque pelos pescadores catarinenses.

Na cidade de Governador Celso Ramos, litoral catarinense a palavra moleque, além do sentido acima descrito é também “empregado para designar pequenas ilhas rochosas, aquelas pedras que aparecem sozinhas no meio do mar”. Estas pequenas ilhas na superfície do mar, causa muitos náufragos na maré cheia ou a noite. Os pescadores chamam estas ilhas de moleques. Elas enganam os pecadores e podem até causar uma tragédia.

Moleque em Portugal:

Se chama moleque para uma pessoa, normalmente, um rapaz (jovem entre 13-17 anos) que presta serviço como criado, de alguma família. Em termos racistas há quem chame moleque às pessoas de cor negra.