Estas palavras de Jesus “é necessário que adorem em espírito e verdade, encontramos no evangelho de João capítulo 4, que narra o episódio acontecido na terra dos samaritanos em Sicar, junto ao poço de Jacó, conhecido encontro de Jesus com a mulher samaritana. Neste episódio Jesus contraria ao menos em dois pontos a lógica religiosa judaica. Ele se encontra em território dos samaritanos, que era evitado pelos judeus, porque os tornava impuros, e em segundo lugar, esta conversando com uma mulher samaritana, fato este controvertido devido a cultura judaica em relação à mulher. O evangelista João depois dos episódios vividos por Jesus, narra discursos de Jesus sobre verdades de fé (por exemplo: o discurso da água viva,(4,13-24), o discurso do Juízo (5,19-47, o discurso do pão da vida (6,22-71), discurso do Bom Pastor (10,1-21). Neste caso depois do acontecido no poço de Jacó, em que Jesus pede água e conversa com a samaritana, João apresenta o discurso sobre a água viva.

Em João 4,23-24 encontramos a resposta para a pergunta:

“Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vêm à hora – e é agora – em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade; pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” (João 4,13-14) Bíblia de Jerusalém.

Fontes:

MATEOS, Juan, BARRETO, Juan, O evangelho de São João, análise linguística e comentário exegético, grande comentário Bíblico, Paulinas, São Paulo, 1989.

KONINGS, Johan, Encontro com o quarto evangelho, PUC/RS, coleção subsídios, Porto Alegre, 1973.