Olá Vanessa Santos, Ipatinga / MG!

 Não encontramos o nome do Bom Samaritano na Parábola, mas ela foi ensinada por Jesus para dar um estalo na cabeça do ouvinte, e entender quem seria o “próximo” no Seu ensinamento. Deixo algumas considerações para que possas entender melhor a parábola de Jesus.

 O vocábulo bom samaritano tem origem na Parábola do Bom Samaritano que aparece no evangelho de Lucas no Novo Testamento em que Jesus Cristoorienta os seus discípulos e seguidores a amarem o próximo como amavam a eles mesmos.

 De onde eram os Samaritanos?

 Os samaritanos eram naturais da região central da Palestina, a Samaria, não muito distante da cidade de Jerusalém. Os judeus os detestavam, pois eram estrangeiros, que foram trazidos da Mesopotânia para ocupar o lugar dos hebreus que foram conduzidos presos para o exílio da Babilônia. Não era considerados judeus, pois eram de outra raça. Adaptaram ao Judaísmo, construindo um templo no monte Garezim, na Samaria região central da Palestina no tempo de Jesus e aceitavam somente o Pentateuco como livro sagrado. Os Judeus não conversavam com eles e nem atravessavam o território para não se tornarem impuros.

Jesus utilizou em sua pregação muito as Parábolas que faziam parte do ensino do Judaísmo. A parábola do Bom Samaritano contada por Jesus esta relatada no capítulo 10 do Evangelho de São Lucas. A história desta Parábola começa com uma pergunta do doutor da lei a Jesus: o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus prontamente trouxe para conversa um ensinamento da Bíblia e responde que era preciso amar a Deus e amar ao próximo.

Para explicar a este doutor da lei quem seria o "próximo", Jesus utiliza  o exemplo do comportamento de três homens que passaram por alguém que tinha sido assaltado espancado e  estava a beira da estrada, quase morto.

A partir deste ponto começa o ensinamento da parábola em que apresenta dois homens (com cargos de sacerdotes) eles passaram ao largo pela vítima sem prestar socorro, mas o terceiro, um samaritano é que vai cuidar dele, levou-o para uma estalagem para ser socorrido e pagou todas as despesas. Esse homem benevolente ficou conhecido como "bom samaritano", pois embora sendo um samaritano desprezado pela sociedade de sua época tinha sentimento que eram aqueles que Jesus anunciava como algo de novo.

No final da parábola o doutor da lei que fizera a pergunta conclui por si mesmo que o verdadeiro “próximo” foi aquele que teve misericórdia do homem necessitado, mesmo sendo um estranho.

A partir desta parábola a expressão “Bom Samaritano”  se espalhou pelo mundo e hoje ela diz respeito a qualquer pessoa que se preocupa com os outros ou procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses.

Para a última pergunta se diz que o samaritano, pertencia a religião dos samaritanos. O cristianismo estava nascendo Jesus apenas estava formando seu discipulado, somente mais tarde que os cristãos passaram a formar comunidades e ser um grupo.

 ________________

Fonte:

* Douglas, J. D.,O Novo Dicionário da Bíblia, vol. II, edições vida nova, São Paulo, pág. 1469-1472
* LANCELOTTI, Angelo, BATTAGLIA, Oscar, I Vangeli nel Loro Tempo, Edizioni Porciuncola – Assisi, 1981, pág. 84.