Vamos ver o que dizem os evangelhos.

Mateus: o primeiro evengelista narra que Jesus nasceu em Belém da Judeia. Não entra em detalhes sobre o lugar do nascimento. Quando fala da visita dos reis magos diz que "ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o homenagearam" (2,11).

Marcos: Não fala do nascimento de Jesus, mas começa contando o seu batismo.

Lucas: Essa é a nossa principal fonte de informação. A história do nascimento de Cristo é contada no capítulo 2. Graças a esse capítulo sabemos que uma ordem do imperador romano fez com que José de Nazaré fosse a Belém, em ocasião de um recenseamento. Enquanto estavam nessa cidadezinha, Maria teve seu filho, Jesus: "envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala" (Lucas 2,7).

João: Como Marcos, João começa a falar de Jesus já presente no Rio Jordão, em ocasião do seu batismo, feito por João Batista.

Jesus foi reclinado numa manjedoura

O único evangelho que nos dá alguma informação sobre o lugar onde Jesus foi colocado é o de Lucas, que diz que foi colocado numa manjedoura (informação repetida em 2,12 e 2,16). Manjedoura é o cocho onde os animais costumam receber o trato.

Para nós essa instalação pode soar muito estranha. A cidadezinha de Belém era pequena e havia pastores. Os pastores conviviam com os animais. Não havia muita separação entre a própria casa e o ambiente dos animais. É provável que a casa da família de Davi fosse pequena e estivesse super lotada. Por isso Jesus foi colocado próximo aos animais, mas não afastado dos próprios familiares. Tradições posteriores começaram a colocar junto a Jesus animais, baseadas sobretudo no texto de Isaías 1,3: O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.