Olá Bruna do Balneário Camburiu / SC.

 Respondo a pergunta olhando a compreensão bíblica do termo apocalipse, a partir do ultimo livro da Biblia o Apocalipse de São João.Para outros aspectos que envolve o termo apocalipse, compete a outras áreas do conhecimento dar uma resposta.

Assim o Apocalipse é uma palavra de origem grega, cujo significado é REVELAÇÃO. O que entendemos por revelação ou revelar: tem o significado de tirar o véu. Se algo esta coberto com um véu ninguém pode ver, o máximo que se pode fazer é opinar sobre o que esta de baixo do véu que encobre.

Olhando o livro do apocalipse, se pergunta o que esta coberto que o apocalipse quer revelar, mostrar para a comunidade. O que estava encoberto era a situação que envolvia a vivência das comunidades. Devido às opressões, prisões, constrangimentos que passavam muitos membros da comunidade a visão estava obscurecida por estes fatos. As pessoas se perguntavam e queriam uma resposta do porque das perseguições. A paciência do povo estava se esgotando e se ouvia um clamor:

 

“Até quando Senhor santo e verdadeiro, tardarás em fazer justiça, vingando o nosso sangue contra os habitantes da terra?” (Apocalipse 6,10). Bíblia de Jerusalém.

 

Se Deus era o Senhor de todas as coisas e elas estavam em suas mãos, porque a perseguição não acabava mais. As pessoas se indagavam, será que Deus nos abandonou. Será que o Senhor do mundo era o Imperador Romano, e ele deveriam prestar culto divino?

O livro do apocalipse dá uma resposta a todas estas questões e anima a vida das com unidades.

 Fontes:

Aurelia, Comunidad de Guichon, Uruguai, El Apocalipsis: Um libro de Esperanza. 1987.

Richard, Pablo, Apocalipse, reconstrução da Esperança, Vozes Petrópolis, 1996.