A tradição cristã atribuiu a autoria do primeiro evangelho a um dos apóstolos de Jesus, a Mateus. Esse é o mesmo mateus chamado por Jesus para segui-lo, como contado em Mateus 9,9:

Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: "segue-me". Este, levantando-se o seguiu.

O texto, na verdade é anônimo, no sentido que não existe uma frase que diga que foi Mateus que escreveu o Evangelho. Muitos defendem a ideia de que a obra teria sido escrito por alguém que não é Mateus. Precisamos ter presente que o autor das obras antigas não era muito importante; o que contava mais era o conteúdo e muitas vezes se atribuia um texto importante a um personagem igualmente importante.

Mateus, cobrador de impostos

Mateus era um cobrador de impostos. Era uma profissão muito criticada pelos judeus, que eram dominados pelos romanos, um 'invasor'. Quem cobrava impostos trabalhava pelo estrangeiro que ocupava a terra da Palestina. Portanto não era bem quisto. Mesmo assim Jesus transcende esse preconceito e o chama.

A mensagem da vocação de Mateus é que todos podem ser chamados, não importando o estado de vida. O que importa é o que a pessoa é disposta a fazer de sua vida, a partir do momento que recebe o convite.