Olá Moisés da Costa Estevão de Nova Iguaçu / RJ!

Seguidamente chegam para o site perguntas sobre o valor das moedas nos tempos bíblicos e no tempo de Jesus. No tempo de Jesus circulavam na Palestina moedas de vários países:

O Denário Romano (moeda do conquistador) – servia para pagar os impostos

0 Dracma grega – usado no tempo de Jesus, de menor valor do denário, usado no comércio

A Mina Fenícia usada para o comércio

O Siclo Judeu para pagar o dízimo.

Penso que a melhor resposta do porque a Bíblia não fala do valor, seria o das comparações. O dracma seria igual a 1 denário equivalente um dia de trabalho. A partir deste critério se dava o valor a todos os outros produtos. Seria como querer dar valor ao Real hoje, um dia de trabalho salariado seria em torno de R$ 50,00 o restante viria a partir deste critério.

Como estabelecer o valor atual do dracma?

Resumidamente podemos dizer o dracma é igual ao denário (moeda dos conquistadores romanos). Eles estabeleceram que o preço de um dia de trabalho para um trabalhador braçal equivaleria a 1 denário. Assim podemos imaginar o que um trabalhador braçal hoje ganha por dia, por exemplo, um trabalhador na coleta de frutas chega a ganhar 50 reais por dia.

O Novo Testamento apenas citou o nome dracma em varias passagens (caso do dracma perdido Lucas 15,8) e não se preocupou tanto com o valor. Este critério fugia o ensinamento bíblico.

Nota:

Para entender melhor a questão das moedas e seu valor no Novo Testamento foram respondidas duas questões que poderão ser lidas: Vejamos a indicação delas:

“Gostaria de ver fotos do denário, bem como saber sobre o seu valor na atualidade.” pergunta de Sandra von Borell, Rio de Janeiro / RJ, resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 19/05/2013.

Local de consulta: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6704

Uma segunda pergunta é está: “O que é dracma?” pergunta de Bruno, Duque de Caxias / RJ resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 28/02/.

Local de consulta: Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6372

 

Foto: Dracma grega na época de Jesus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Parábola da dracma perdida Lc 15 ,8.