Olá Marta de Uberaba / MG! 
Na maioria dos livros da Bíblia, existem dúvidas quanto o nome dos seus autores. No evangelho de João não é diferente, temos muitas dúvidas e indicações.

Para início de conserva podemos responder que João Batista não é o escritor do evangelho de João, poderá ter apenas semelhanças no nome, mas nada mais.

Considerando o autor João apóstolo, chamado discípulo amado:

Vários testemunhos na história da interpretação do evangelho confirmam que foi João apóstolo, o chamado discípulo amado o escritor do 4 evangelho:

Desde o século II a tradição da Igreja reconhece que é o apóstolo João o autor do quarto evangelho. Santo Ireneu atesta: “João, discípulo do Senhor, aquele que se reclinou sobre o peito escreveu também o evangelho durante a permanência em Éfeso”.

Considerando o autor “discípulo amado”, como sendo a comunidade.

Alguns autores hoje tratam este discípulo amado como uma entidade coletiva. Que a redação do evangelho seja fruto de uma “Escola” de um grupo de pessoas, ou mesmo considerando a comunidade Joanina.

Concluindo.

Podemos dizer como conclusão que o evangelho de João não seja um escrito de uma só pessoa ou mesmo realizado de uma só vez. Mas é do trabalho redacional que levou algum tempo, fruto de constantes releituras que a comunidade realizava, e situações novas e conflitantes que encontrava. Isto explica o porquê encontramos duas conclusões para o evangelho de João (Jo 20,30-31 e 21,24-25).

O evangelho de João teria sido escrito por volta do ano 95 d C.

Fonte:

CEBI, Evangelho de João e Apocalipse, Roteiros para Reflexão IX, Cebi São Leopoldo, 2000.

<