Olá Carlos Eduardo de Curitiba / PR!

Aparece a palavra muitas vezes no Novo Testamento em especial nas cartas Paulinas em que Paulo orientava as comunidades dos perigos destas praticas no mundo helênico. Para mim desde criança quando tinha que ler a palavra de Deus, sinceramente não entendia, ou achava muitíssima difícil soletrar “Fornicação”. De fato é estranho, pois no linguajar diário, não se fala em fornicação e nem se chama alguém de fornicador, a linguagem popular tem outros termos para expressar este estado de vida. Coloco em poucas palavras uma definição e textos do Novo Testamento que aparecem a palavra.

Em poucas palavras se define fornicador (a) ou fornicário (a) a pessoa que pratica a fornicação. Tem vida sexual fora do matrimonio. O único fato que legaliza a relação sexual entre as pessoas de sexos opostos (homem e mulher) é o casamento oficial. Fora dele a relação sexual é pecaminosa diante de Deus e diante dos homens.

Pode-se usar os termos para entender melhor o que seja fornicação como a mancebia, amigação, concubinato ou “amizade colorida”, situações estas que não legalizam as relações sexuais dos fornicários e/ou fornicadores. Só o casamento civil é que dá validade à união conjugal. O casamento religioso não dá ao casal a prerrogativa do casamento civil, pois possuem leis específicas, que não são as do Código Civil.

Conhecemos muito bem que a pratica do sexo, sem ser casado (a), o que chamamos de “amante”, independente da situação civil (desquitado, divorciado, solteiro, separado) é irregular e a Bíblia condena a prática do sexo antes do casamento, ou fora dele. Quem pratica o sexo nessas condições é fornicador (a), fornicário (a) ou amante.

Alguns textos bíblicos para ilustrar:

Lendo Efésio 5,5

“Pois é bom que saibais que nenhum fornicário ou impuro ou avarento – que é idolatra tem e herança no Reino de Cristo e de Deus” (Efésios 5,5) Bíblia de Jerusalém.

Em Galatas 5,19:

“Ora as obras da carne são manifestas: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos previno, como já vos preveni: os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus.” (Gálatas 5,19) Bíblia de Jerusalém.

Paulo dá a entender que fornicação leva o pecador à morte eterna, sem direito a entrar no Reino de Deus, por ser um pecado da carne leva à morte espiritual.