De fato Jesus nasceu em Belém (Mateus 2,1; Lucas 2,4), a cerca de 100 quilômetros de Nazaré. Porém, como sublinha a narração evangélica (veja Lucas 2), José era de Nazaré e, por causa de um censo, encontrava-se, com Maria, em Belém, quando Jesus nasceu.

Se buscamos �??Nazareno�?� na Bíblia, aparece 17 vezes (Almeida), nos evangelhos e em Atos. O grego usa �??nazoraios�?� (Mateus, João e Atos) e também �??nazarênos�?� (em Marcos e Lucas, que usa também �??nazoraios�?�). Nazaré também aparece diversas vezes e o vocábulo grego usado é �??Nazaret�?�. Basicamente Jesus é apelidado de �??Nazareno�?�. Também os primeiros cristãos eram chamados assim pelos judeus. No mundo grego prevaleceu o adjetivo �??cristão�?� para designar os seguidores de Jesus.

Normalmente se identifica o adjetivo �??nazareno�?� ao nome da localidade onde teria vivido Jesus com sua família, antes de sua missão pública. Há algumas hipóteses, baseadas sobretudo em Mateus 2,23, que defendem outra origem para esse adjetivo. O texto de Mateus diz: �??E chegou, e habitou numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno.�?� Não sabemos a qual oráculo profético Mateus se refere. Alguns pensam em Isaías 11,1, onde o profeta usa �??neçer�?� (rebento), ou em Isaías 42,6 e 49,8, onde é utilizado o vocábulo �??naçar�?� (guardar), do qual deriva �??naçur�?� (o resto).

Há algumas hipóteses alarmistas que falam que Nazaré nem existia e que portanto �??Nazareno�?� teria a ver com �??nazireu�?�, pessoas que faziam um voto a Deus. Os testemunhos históricos são inúmeros e confirmam a existência da cidadezinha da Galiléia. Provavelmente, no tempo de Cristo, era um lugar pequenino. Os cristãos, contudo, há muito tempo visitam o local e recordam ali a vida da infância e juventude de Cristo. Isso foi confirmado pelas descobertas arqueológicas feitas nos anos 60, quando foi construída a atual basílica da anunciação.

Creio que não há suficiente argumentação para questionar a ligação de �??Nazareno�?� com �??Nazaré�?�. Aquilo que poderíamos aceitar é o uso do adjetivo, por parte de Mateus, para sublinhar o aspecto messiânico de Jesus, anunciado pelos profetas.