Olá Maicon de Contagem / MG!!

A personagem bíblica do apóstolo Pedro, gera muitas perguntas e dúvidas. Para o site já chegaram muitos pedidos de esclarecimento. Esta pergunta a respeito da cidade da morte de Pedro se preocupa com o local. Os evangelhos narram muitos fatos a respeito de Pedro, sua escolha como discípulo, seu primado, suas atividades descritas nos Atos do Apóstolos. Entretanto nada encontramos, como já salientamos em outras respostas, textos do Novo Testamento que especifique os detalhes de sua morte, o local, a forma, o local de sua sepultura etc. Os elementos que compõem os esclarecimentos dos fatos é a tradição cristão que segue de forma paralela aos evangelhos, mas que esclarecem dúvidas que os evangelhos muitas vezes não precisam.

O que a tradição nos diz.

A tradição escrita nos evangelhos apócrifos nos narram que Pedro foi preso, com Paulo,na cidade de Roma onde conduziam as comunidades recém fundadas. O local da prisão de Pedro em Roma foi à chamada prisão Mamertina, onde hoje existe a Igreja “San Pietro in Carcere”, que se pode visitar. Nesta prisão a obra evangelizadora de Pedro continuou chegando ao ponto de converter e batizar os guardas da prisão. Pedro uma vez libertado da prisão dirigiu-se na para a Via Appia, na saída de Roma. Enquanto fugia, a tradição diz que Jesus lhe apareceu de forma inesperada e lhe disse de regressar à cidade de Roma continuar sua obra é ali deveria morrer como mártir. Olhando outras fontes da antiguidade como as de (Gerônimo, Tertuliano, Eusébio e Origenes) nelas encontramos a descrição de sua morte que, depois de ser capturado pelos soldados romanos, foi crucificado, de cabeça para baixo, sob seu pedido, pois não julgava digno de morrer como Cristo.

O local de sua sepultura seria onde atualmente se ergue a Basílica de São Pedro, e seu túmulo estaria localizado em baixo do altar da Basílica. Os restos mortais do Apóstolo se acham na mesma Basílica...

 

Imagem: Pedro Crucificado