Olá Dulce Terezinha Agnoletto Savoldi de Mangueirinha / PR. !

 No evangelho de João encontramos duas conclusões em 20, 30-31 e em seguida encontramos o epílogo que foi um acréscimo posterior aparecendo uma segunda conclusão 21, 24-25.

Respondendo a pergunta a finalidade do evangelho a partir da primeira conclusão, olhemos o texto de João 20,30-31:

“30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; 31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Evangelho de João 20.30-31) Bíblia Almeida.

No evangelho de João encontramos apenas alguns sinais de Jesus, (sete ao todo) os mais significativos para a comunidade joanina, que foram realizados por Jesus com uma finalidade der levar aos leitores do evangelho e a própria comunidade a crer em Jesus Cristo, e a participar plenamente de sua vida em seu nome. O que o evangelista João tem como finalidade é a integração da Fé com a vida., a partir deste sinais concretos demonstrados por Jesus.

No evangelho de João a Boa Nova de Jesus, narrado em forma de evangelho, nasce no seio da comunidade Joanina fazendo memória de Jesus e impulsionados pelo Espírito Santo/ Parácrito :

“O Parácrito o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará todo o que eu vos disse.” (evangelho de João 14,26) Bíblia de Jerusalém.

 

A finalidade do evangelho é descrita como forma de resistência em duas situações bem distintas:

1 – contra os ataques vindo do Império Romano, da sinagoga judaica e do gnosticismo que era muito presente da época.

2 – para animar a comunidade e que ela não se desagregasse com lutas internas.

Nota: Este estudo pode ajudar na compreensão da pergunta:

“Em busca de Chaves de leitura do Evangelho e das Cartas do apóstolo João”, estudo de Odalberto Domingos Casonatto, em 01/06/2010,

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1282