Olá Paulo Favero de Ponta Grossa / PR!

 

O nome dos autores do livro Didaque como entendemos hoje, não encontramos. É atestado que tenha sido escrito anteriormente a destruição de Jerusalém ocorrida no ano 70 d.C. As comunidades localizadas na Palestina e Síria  faziamr uso deste manual.

Um estudioso do assunto Willy Rordorf , afirma que a Didaque seja uma "compilação anônima de diversas fontes derivadas da tradição viva, de comunidades eclesiais bem definidas". Portanto o texto foi copilado por diversas pessoas anônimas, que receberam os ensinamentos de fontes orais resultando no escrito deste importante documento das origens das comunidades cristãs. Descarta-se que tenham sido os 12 apóstolos embora no texto apareçam seus nomes.

Eusébio de Cesareia que viveu no século III, no seu livro “História Eclesiástica” já cita a obra “Didaque”. Mas o fato mais importante para entendermos a formação do escrito foi a descoberta de um manuscrito, em 1873, junto a um códice do século XI (ano 1056 ), na sua integra em grego, num mosteiro em Constantinopla, o chamado Codex Hierosolymitanus.

Fonte:

RORDORF, W, "Didaché". In: DI BERARDINO, A., Dicionário patrístico e de antiguidades cristãs. Tradução de Cristina Andrade. Vozes, Petrópolis – RJ, 2002. pags. 404, 405.