Olá Luciana Oliveira de Nanuque / MG!

 

A personagem bíblica feminina Jezabel, desperta muita curiosidade naqueles que buscam conhecer a palavra de Deus. Muitas perguntas e duvidas surgem a partir da leitura do texto bíblico. O site “abiblia”respondeu varias perguntas, e que são interessantes. Recomendo para os que querem conhecer melhor esta personagem ler a seguinte resposta:

Lugar de acesso no “site”: http://www.abiblia.org/ver.php?id=5566

“Por que os cães não comeram as mãos de Jezabel?”, pergunta de Anselmo, Belém e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 19/12/2012 

Para uma resposta rápida destaco a leitura espiritualista para o episódio da morte de Jezabel:

A interpretação da linha espiritualista utiliza os símbolos relacionados com a figura de Jezabel seguindo este modo de compreensão: Os seguidores de ídolos são tão amaldiçoados por Deus, que mesmos cães selvagens do deserto se recusaram a comer os pés e as palmas das mãos de Jezabel.

O sentido simbólico das mãos é que elas são usadas para servir os ídolos. A Bíblia nos diz que “o sacrificado ao ídolo é a demônios que sacrificam, e não a Deus”. (1 Coríntios 10,19-20)

O sentido simbólico do crânio é que no celebro a pessoa humana articula os pensamentos e raciocinia os caminhos da vida. Poderá rejeitar Javé o verdadeiro Deus e seguir outros deuses conforme seus interesses.

Observação: Existe para este episódio uma leitura feminista, outra racionalista ou mesmo materialista do fato.

Fonte: Maricel Mena López, Os cães comerão a carne de Jezabel – sexo e idolatria, metáforas que legitimam a morte de estrangeiras, Revista Ribla 41, págs.63-69, Vozes, Petrópolis.