Olá Edison Sellichoff Izaguirre, Esteio / RS.

Embora o site não trate especificamente de Catequese, mas de Bíblia, respondo a pergunta por que a caminhada da Catequese hoje é fundamentada na Bíblia Sagrada. Penso que possa responder a pergunta em forma clara sem se alongar.

Quanto aos temas da catequese, poderás encontrar em qualquer livro de preparação de Catequese da Primeira Comunhão e Crisma. Existem os mais diversos, desde os tradicionais catecismos de perguntas e respostas até os mais recentes, que interagem com trabalhos através da Internet. Este material pode ser encontrado na Internet ou comprando algum livro de Catequese nas livrarias que vendem livros religiosos, ou peça para uma Catequista de tua Igreja.

Nota: Podes colocar as palavras “Temas de Catequese” no Google e vão aparecer centenas de sugestões, inclusive com os temas preparados em lições. Se não tiveres computador, geralmente a Prefeitura tem uma Biblioteca que oferece o uso de um computador, ou também muitas prefeituras na Câmara de Vereadores tem um computador com internet à disposição dos cidadãos.

Eu vejo com bons olhos, os livros de catequese que se fundamentam na Bíblia Sagrada. Isto é, a lição traz o tema e este tema é trabalhado a partir dos textos Bíblicos que falam do assunto:

Exemplo: Tema Jesus Cristo, filho de Deus nosso Salvador.

A lição tem como ponto de partida os textos bíblicos que falam de Jesus Cristo, (nos quatro evangelhos e a lição finaliza com o envolvimento do tema na vida daquele que estuda a lição.

Nota: Se supõem que seja trabalhado em uma lição o uso da Bíblia para ajudar ao aluno da catequese, utilizar a Bíblia.

Geralmente são tratados uns 30 temas que são lições que dão o fundamento da fé a pessoa que se propõe conhecê-la em profundidade e saber como caminhar na vida segundo estas orientações.