Olá Debora de São  Paulo / SP!

A pergunta busca entender três questões sobre o livro dos Atos dos Apóstolos: Quando foi escrito, para quem, prova bíblica.

 

Quando foi escrito os Atos dos Apóstolos?

Provavelmente o livro dos Atos dos Apóstolos tenha sido concluído por volta dos anos 80/90 d.C. Para esta data levou-se em consideração o clima político e religioso que envolvia as comunidades organizadas por Paulo. O clima político refletia o término da perseguição de Nero, com seu desaparecimento, e Lucas na sua linguagem e estilo apurado mostra que o cristianismo não apresentava um perigo de enfrentamento para o Império Romano.

 

Para quem foi escrito os Atos dos Apóstolos?

 

Entendendo que Lucas foi secretário de Paulo e o acompanha em suas viagens apostólicas admitisse que ele tivesse escrito os Atos dos Apóstolos para estas comunidades que foram organizadas por Paulo. Estas comunidades não possuíam fartos recursos financeiros, possuíndo um grande números de empobrecidos que iam se ajuntando ao número dos cristãos.

 

Qual a referência Bíblica que encontramos?

Lucas é o único evangelista que dá indicações de um destinatário:Teófilo (Lc 1,3). O mesmo que aparece escrito em Atos dos Apóstolos 1,1-2, vejamos:

No primeiro livro, ó Teófilo, apresentei tudo quanto Jesus fez ensinou, desde o princípio, 2até ao dia em que, pelo Espírito Santo, deu ordem aos apóstolos que haviam escolhido e foi elevado ao céu.” (Atos dos Apóstolos 1,1-2) Bíblia de Jerusalém.

A abertura dos Atos dos Apóstolos fala que este é o segundo livro de Lucas dando continuidade ao primeiro o evangelho de Lucas descrevendo com riqueza de detalhes, nos primeiros versículos do evangelho quando afirma:

“A mim também pareceu conveniente, após acurada investigação de tudo o que aconteceu desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo” (Lc 1,3) Bíblia de Jerusalém.