Olá Letícia de Natal / RN!
O significado da água (do hebraico = mayim; do grego hydor; do latim = àqua)

À primeira vista, lendo a pergunta, parece-nos que a resposta 

Imagem: Rio Jordão

deveria ser dada por outra área do conhecimento humano, e não a Bíblica. Mas repensando o significado da água no contexto Bíblico e no contexto da Terra Bíblica, é de uma importância sem limites.

Na Terra Bíblica (entendendo como Israel e países vizinhos) a

 água é sinal de vida. Sem ela nada se pode fazer. Isto não é uma questão recente, mas desde os tempos Bíblicos. Sabemos da importância de um poço de água para se criar os rebanhos nas regiões desérticas. Na história dos patriarcas e descrita as lutas entre os criadores de gado por causa de um poço de água.

Nada é mais sério do que a ausência água para os povos que habitam a região das terras bíblicas. Esperar a chegada da chuva (mês de outubro/novembro) cada ano é motivo de louvor, oração, ação de graças e no ano em que elas não cheg

am, é sinal de sofrimento, escassez. Para o povo era sinal de desgraça encontrar um poço onde continha água salgada, imprópria pra o consumo humano.

Nas terras bíblicas todas as cidades com razoável população, podiam se manter habitadas se a fonte de água fosse abundante. Citamos como exemplo a cidade de Jerusalém, Jericó, Megido, Hazor, Ascalon, Laquis, Hebron e tantas outras. Tornavam-se habitáveis, pois possuía água o suficiente para a população.

Nas estratégias de guerras o objetivo do inimigo era cortar o suprimento de água. Lembro a conquista de Jerusalém por Davi. Conseguiu v

encer os Jebuseus, porque identificou a fonte de água “Fonte de Gion”, que estava fora dos muros da cidade e isolou.

No aspecto religioso a utilização da água e enorme. Desde as purificações dos Judeus, antes das refeições e orações, como no cerimonial do Batismo para os que seguem Jesus Cristo. Sempre a água traz uma benção e uma nova vida, a água purifica e lava nossa vida do pecado. Não falamos aqui do dilúvio que se entende como portador de perigo e morte.

O assunto poderia se estender, mas esta abordag

em inicial já ajuda a você entender os vários sentidos que a água possui e a importância que tem para a vida humana.

Imagem: Batismo de Jesus pintura do pintor Masolino da Panicale.