Olá Thiago de Ipatinga / MG!

Somente o nome de uma Escola encontramos citada na Bíblia. A chamada Escola de Tiranos é a única escola encontrada nos livros sagrados. O texto assim se apresenta em Atos dos Apóstolos 19,9-10:

“Alguns, contudo endurecidos e incrédulos, detraiam o Caminho diante da assistência. Afastou-se, então, deles e tomou a parte os discípulos. Cada dia entretinha-se com eles na Escola de Tiranos. 10Assim prosseguiu durante dois anos de sorte que todos os habitantes da Ásia, judeus e gregos, puderam ouvir a palavra do Senhor”. (Atos dos Apóstolos 19,9-10) Bíblia de Jerusalém.

 

Que Escola é esta de Tiranos qual a sua origem?

 

A Escola de Tirano foi fundada por Paulo por ocasião de sua terceira viagem missionária, na cidade de Éfeso. Sua citação nas escrituras com o nome Escola de Tiranos é mencionada pelo evangelista Lucas no livro de Atos dos Apóstolos Capítulo 19 verso 9 e 10. Esta Escola tinha como objetivo primeiro preparar homens para a obra de evangelização iniciante na região da Ásia. O nome da Escola se referia a Tirano, nome muito comum entre os romanos e lendo alguns manuscritos encontramos que “da quinta à décima hora”, ou seja, das 11 da manha às 4 da tarde, o mestre Tirano usava a sala na melhor hora do dia, hora de temperaturas frescas da manhã e cedia ao Apóstolo Paulo para o resto do dia. Paulo utilizou a Escola de Tiranos na cidade de Éfeso por dois anos. Os primeiros alunos formados por Paulo na Escola de Tiranos evangelizaram as Igrejas de Colossos, Hierápolis e Laodicéia, fundadas por Epafras. Deste trabalho evangelizador, portanto recolheu-se os primeiros frutos da obra de evangelização dos discípulos de Paulo que estudaram na escola de Tiranos. Acredita-se também que Paulo aproveitando a estadia em Éfeso, escreveu a primeira epístola aos Coríntios, a Epístola aos Gálatas e possivelmente a epístola aos Filipenses.