Logos é uma palavra grega, com diversos significados: palavra, discurso, matéria, razão, motivo, o falar, etc. O significado, portanto, depende muito do contexto em que o vocábulo é usado. O correspondente, em hebraico, é dabar

Na Bíblia o livro que, por excelência, exalta essa termo grego é o Evangelho de João. Para o evangelista, Jesus é a Palavra personificada. O seu Evangelho proclama que a Palavra (logos) divina tomou forma humana numa pessoa histórica, isto é, em Jesus.

Cito alguns exemplos do uso do vocábulo na Bíblia, em negrito nos textos:

Mateus 5,37 - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Lucas 4,36 - E veio espanto sobre todos, e falavam uns com os outros, dizendo: Que palavra é esta, que até aos espíritos imundos manda com autoridade e poder, e eles saem?

Lucas 8,11 - Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus;

João 1,1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

João 6,60 - Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?

João 21,23 - Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

Atos dos Apóstolos 6,5 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

Atos dos Apóstolos 19,20 - Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.