Ola André, Goiana, GO!

Já foram respondidas algumas perguntas sobre promessas de diversas formas, deixarei no final da resposta uma indicação para ler, poderá ajudá-lo. Numa pergunta você coloca varias dúvidas para serem respondidas. Resumidamente darei uma parecer, haja visto existe muitas pessoas que fazem promessas, cumprindo-as e outras deixam de cumprir e carregam um peso pela omissão.

Promessas não cumpridas qual a solução. Poderei fazer mudança de promessas, ou receberei um castigo!

O que dizer da promessa que você não conseguiu cumprir: Encontramos uma resposta nos próprios textos bíblicos para esta questão que preocupa tantas pessoas. Os textos bíblicos preveem a possibilidade da mudança dos votos (ou promessas) por parte dos sacerdotes:

 “Se aquele que fizer um voto não puder pagar a avaliação, apresentará a pessoa diante do sacerdote e este fará a avaliação de acordo com os meios de quem fizer voto” (Lv 27, 8; Lv 27,13s.18.23). Assim a pessoa interessada vai até o responsável pela sua Comunidade, expõe o acontecido e se disponha a cumprir outra promessa que possa ter condições de realizá-la.

“27, 1 Disse mais o Senhor a Moisés:

27, 8 Mas, se for mais pobre do que a tua avaliação, será apresentado perante o sacerdote, que o avaliará conforme as posses daquele que tiver feito o voto” (Levítico 27,8) Biblia Almeida.

Às vezes os fiéis prometem até coisas que não conseguem cumprir. Este fato é muito comum. Acontece por falta de condições físicas, psíquicas ou financeiras, e depois do acontecido passam a ter medo de um castigo de Deus. Ainda encontramos pessoas fazem uma promessa para que outra pessoa a cumpra, mesmo sem ter falado com ela, sem o seu consentimento. Muitos pais por excesso de cuidados aos seus filhos e querendo o bem deles fazer promessas para os filhos cumprirem.

Concluindo:

Não precisas ter medo de um castigo de Deus por causa de uma promessa não cumprida. Deus é imenso em misericórdia e te conhece profundamente. Sabe o que você precisa mesmo antes de fazer qualquer promessa. Mas tenha a disposição de apresentar-se ao responsável pela comunidade, sacerdote pastor, diácono, colocar o problema e trocar a promessa por uma que possas cumpri-la. Permanece sempre o alerta que na busca da ajuda de Deus façamos promessas de práticas que consigamos realmente cumprir e santifique-nos. Jesus no Novo Testamento cita três clássicas promessas que devemos observar: a Oração, a Esmola e o Jejum (Mt 6,1-8). Sabemos que a Esmola apaga uma multidão de pecados (1 Pd 4,8) o Jejum liberta o ser humano da ganância e das paixões e a oração nos aproxima de Deus. O próprio Jesus nos deixa o ensinamento que uma multidão de males só pode ser eliminada pela oração e jejum.

Outras respostas que poderão ajudar-te e que estão no site.

1 – “Fiz uma promessa a Deus, é não a cumpri. Qual atitude devo tomar?” pergunta de Douglas, Afonso Claudio e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 23/06/2011

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=5267

2 - “Posso trocar uma promessa por outra?”, pergunta de Adriana, Serro, MG e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 16/11/2012

Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=2036