Olá Venâncio Carlos de Caraguatatuba / SP

 

Pergunta semelhante já foi respondida no site. Recomendo a leitura desta resposta. A pergunta está incluída entre aquelas que não possuímos um texto bíblico que nos forneça dados com exatidão para esclarecer a dúvida.

O que os livros apócrifos nos falam sobre a morte de São José poderão nos dizer alguma coisa. O apócrifo “A história de José o carpinteiro”, escrito em grego e conservado em árabe, siriano e copta fala em especial da morte de São José. Afirma que José morreu no início da vida pública de Jesus, pois a partir deste momento não é citado no texto bíblico. Em conclusão podemos dizer que quando José morreu Jesus constava com 30 anos de idade, pouco antes de iniciar sua vida publica de missionário itinerante.

 

Considerações adicionais:

 

Para ilustrar a resposta da pergunta indicamos outras datas para Jesus citadas em textos vindo da literatura apócrifa. Nestes textos apócrifo aparece a idade de José na ocasião de sua morte de 112 anos vejamos o texto:

 

"Assim José o Carpinteiro, pai de Jesus segundo a carne, abandonou esta vida mortal e viveu cento e doze anos. Quando nosso Salvador contou toda a sua vida aos apóstolos, reunidos no monte das Oliveiras, eles escreveram as suas palavras e, depois as guardaram na biblioteca de Jerusalém e, além disso, deixaram consignado que o dia no qual o santo ancião separou-se do seu corpo foi o dia 26 de Epep, na paz do Senhor. Amém" Texto retirado na "História de José o Carpinteiro".

Pode ser conferido em forma completa em http://www.gnosisonline.org/teologia-gnostica/a-historia-de-jose-o-carpinteiro/.

O momento da morte de José narrado na “historia de José o carpinteiro” assim é apresentado com riqueza de detalhe. Jesus estava presente:

 

“Inclinei-me sobre o corpo inerte de meu pai. Cerrei seus olhos, fechei sua boca e levantei-me para contemplá-lo. Depois disse à Virgem: Ó Maria, minha mãe, onde estão os objetos de artesanato feitos por ele desde sua infância até hoje? Neste momento todos eles passaram, como se ele não tivesse sequer vindo a este mundo. .... Efetivamente, morreu, mas sua morte não é morte, porém vida eterna. Grandes coisas esperam nosso querido pai José. Desde o momento em que sua alma sai do seu corpo, desapareceu para ele toda espécie de dor. Ele se pôs a caminho do reino eterno. Deixou atrás de si o peso da carne, com todo este mundo de dor e de preocupações, e foi para o lugar de repouso que tem meu Pai nesses céus que nunca serão destruídos”. (em História de José o carpinteiro)

 

Em conclusão:

 

As considerações que indicam Jesus tendo a idade de 30 anos, na ocasião da morte de José, (pouco antes de iniciar sua vida pública), é a que mais se aproxima do fato. Não encontramos textos que indiquem com precisão a idade de Jesus, no momento da morte de José. Mesmo assim aceitar as idades vindas dos escritos apócrifos, não deixa de ser temerária.

 

Fonte:

Elli, Alberto, Vida (e morte) de José, o Carpinteiro, tradução para o Português de Odalberto Domingos Casonatto, em Revista Terra Santa, edição portuguesa, nº4, 2012, pág. 31 e 32.

Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu? pergunta de Ana Rosa, Registro / SP, e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 30/08/2011:

http://www.abiblia.org/ver.php?id=1592