Olá Itamar Silva Ferreira,de Goiânia

 

Que bom que você está procurando entender um pouco mais o livro do Apocalipse, mas isso não é muito fácil porque ele é repleto de simbolismo. As sete cartas do livro do Apocalipse têm o objetivo de animar as comunidades cristãs da Ásia Menor (Éfeso, Esmina, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia), para que permanecessem fiéis a Jesus Cristo, numa época de perseguição do Império Romano aos cristãos.  Algumas dessas comunidades possuem aspectos positivos e negativos ao mesmo tempo. Por isso nas cartas o que se espera é que aconteça um despertar das forças positivas e superação do que é negativo. Uma introdução às cartas encontramos em Ap 1,19-20.

 De uma forma muito resumida segue o esquema comum das cartas:

- o destinatário -> o anjo da Igreja;

- quem escreve ->  Jesus  que recebe um título diferente em cada carta;

- a situação da comunidade -> aspectos positivos e negativos;

- o conselho ou alerta;

- um aviso seguido da promessa;

 O destinatário -> as comunidades têm um representante que deve ter sido seu coordenador ou animador o qual é chamado de Anjo – cf. Ap 2,1 “Ao Anjo da Igreja em Éfeso escreve”, à qual a carta é dirigida. Por sua vez cada carta é escrita a mando de Jesus o qual recebe uma denominação (título) diferente nelas – “Estas coisas diz aquele que conserva na mão direita as sete estrelas e que anda no meio dos sete candeeiros de ouro” Ap 2,1, este é um dos títulos dado a Jesus.  Desta forma cada carta tem um destinatário e Jesus recebe um título diferente, que é quem pede que a carta seja escrita e também apresenta a situação da comunidade através da palavra conheço: “conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança....” Ap 2,2; como também apresenta o aspecto negativo da comunidade: “tenho porém contra ti que abandonaste o primeiro amor” Ap 2,4. A seguir vem o conselho/ ou o alerta dado à comunidade: “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” Ap 2,5. Logo depois aparece o aviso e a promessa iniciando sempre com as palavras: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao Vencedor, e aparece o  conteúdo da promessa: “dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus” Ap 2,7.

Algumas pequenas explicações: em Ap 2,2-4 a comunidade tem fé e clareza de quem realmente é apóstolo, sabe discernir quem é missionários de Jesus, mas há um problema por ter abandonado o primeiro amor: a fidelidade a Deus e à sua Aliança, e a Jesus Cristo. Para quem conseguir superar o que é negativo nessa comunidade receberá o prêmio: comer da árvore da vida, pela sua adesão total a Jesus Cristo, que veio para todos tenham vida e vida em abundância. 

Todo o livro do Apocalipse é permeado por inúmeros simbolismos: em palavras, números, cores, animais, fenômenos da natureza, pedras preciosas e etc. Mas para entender melhor as cartas é preciso levar em consideração a perseguição às comunidades cristãs situadas na Ásia Menor, na época do Imperador romano Domiciano (81 a 96 dC.). Porém, as cartas retratam muitas situações que podemos encontrar, também, hoje em algumas de nossas comunidades.

A carta à comunidade de Éfeso, trás a Boa Nova com a exigência de fidelidade e compromisso. As cartas às comunidade de Esmirna e Filadélfia mostram que elas não têm nada de negativo. Já na comunidade de Sardes o aspecto negativo é maior que o positivo. E a comunidade de Laodicéia não tem nada de positivo.