Alô Ernani Cerqueira, Cezarina / GO

 

A importância da cevada ao Povo de israel

A cevada um dos cereais importantes (junto com o Trigo, Painço e outros) cultivados em Israel Plantada em outubro ou novembro, no início da época das chuvas em Israel e antes do começo da época do frio. Passado o tempo mais frio a cevada se desenvolvia rapidamente, amadurecendo em março ou abril, no início da época mais quente do ano. A cevada cresce bem em solo não muito bom, onde o trigo não se desenvolve bem, em Israel por ser uma região muito árida e pedregosa a cevada se adaptou muito bem. A cevada de crescimento rápido amadurece mais cedo do que o trigo, acontecendo em alguma ocasião de tempo favorável uma segunda semeadura. Foi também um cereal muito importante para a alimentação no antigo Egito. Os arqueólogos acharam esculpidos nos monumentos egipcianos e moedas do século VI antes de Cristo, figuras de barcos de seis remos, transportando com cevada.

O pão feito com o grão de cevada é considerado a principal alimentação das classes mais pobres na Palestina do tempo de Jesus, e dos povos bíblicos. Além de servir para alimentação humana é muito empregada para a alimentação dos cavalos, e outros animais conforme 1 Rs 5,8:

“8 Forneciam também a cevada e a palha para os cavalos e os animais de tração, no lugar onde fosse preciso, e cada qual segundo o seu turno”(1Reis 5,8) Bíblia de Jerusalém

O pão de cevada era a principal alimentação das classes mais pobres, e vem logo depois do trigo nas produções da Palestina. No livro do profeta Ezequiel 4,9 encontramos a seguinte passagem:

9 E tu toma trigo, e cevada, e favas, e lentilhas, e milho miúdo, e espelta, e mete-os numa só vasilha, e deles faze pão. Conforme o número dos dias que te deitares sobre o teu lado, trezentos e noventa dias comerás disso. 10 E a tua comida, que hás de comer, será por peso, vinte siclos cada dia; de tempo em tempo a comerás. “(Ezequiel 4, 9-10) Bíblia Almeida.

A cevada era, também, muito empregada para alimento de cavalos, etc. (1 Rs 4.28). Em Juízes 7,13, um pão de cevada é figura de um exército de aldeãos, não querendo isso significar qualquer fraqueza da parte dos 300 de Gideão.

A cevada encontramos também nas ofertas no Templo de Jerusalém em Números 5,15:

“15 o homem trará sua mulher perante o sacerdote, e juntamente trará a sua oferta por ela, a décima parte de uma efa de farinha de cevada, sobre a qual não deitará azeite nem porá incenso; porquanto é oferta de cereais por ciúmes, oferta memorativa, que traz a iniquidade à memória.” (Números 5,15) Bíblia Almeida

Na lei mosaica se prescrevia uma oferta de farinha de cevada para certos casos, em que a moral era afrontada (Nm 5,15).

Grãos de cevada Pão de grão de cevada
Cevada Cevada
Plantação de cevada Pão de cevada
Cevada Cevada