Olá Cristiane de Jesus Soares de Bannach /  PA!

Podemos entender Bibliologia de modo  geral, com significação ampla, ou entender o vocábulo com significado mais restrito. Num sentido amplo seria: a ciência da história e composição dos livros. Responderemos a tua  pergunta entendendo Bibliologia como parte do estudo da formação dos livros e narrativas Bíblicas.

Assim caracterizamos Bibliologia como sendo a área de estudo da Teologia ocupando-se mais especificamente com o estudo da formação dos livros  Bíblicos. Neste estudo da Bíblia aborda-se a origem e formação dos livros Bíblicos, a estrutura de seus diferentes livros, o caminho percorrido de cada livro até a sua composição que hoje dispomos, a questão da inspiração dos livros sagrados e a história da composição destes livros.

Qual o objetivo dos estudos realizados pela Bibliologia?

Procura descobrir informações importantes sobre a composição histórica das Sagradas Escrituras, a formação de cada um dos livros, supondo a origem, a estrutura que o livro adquiriu a conservação das informações que são narradas com o testemunho dos profetas, no Antigo Testamento e dos Apóstolos no Novo Testamento e a palavra e mensagem de Jesus.

Tem como busca nos estudos que realiza comprovar o máximo de fidelidade  a partir do próprio texto bíblico os relatos confirmados pela história e descreve a realidade dos fatos com o máximo de fidelidade.

Fonte:

Holanda, Aurélio Buarque de, Novo dicionário da língua portuguesa, 12a. Ed., Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1975.

Filho, Aires da Mata Machado, Dicionário Ilustrado Urupês, 22 ed. ,Ed. São Paulo, São Paulo 1984.