Olá Josiel de Campinas / SP!

 

O texto sinótico da mulher do fluxo de sangue.

A narrativa deste milagre de cura de Jesus encontramos nos evangelhos sinóticos: Em Mateus 9,19-22; Marcos 5,25-34 em Lucas 8,43-48. Vamos citar um pelo menos para termos uma ideia do acontecido; Marcos 5,25-34:

 “25 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, 26 e que tinha sofrido bastante às mãos de muitos médicos, e despendido tudo quanto possuía sem nada aproveitar, antes indo a pior, 27 tendo ouvido falar a respeito de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe o manto; 28 porque dizia: Se tão-somente tocar-lhe as vestes, ficaria curada. 29 E imediatamente cessou a sua hemorragia; e sentiu no corpo estar já curada do seu mal. 30 E logo Jesus, percebendo em si mesmo que saíra dele poder, virou-se no meio da multidão e perguntou: Quem me tocou as vestes? 31 Responderam-lhe os seus discípulos: Vês que a multidão te aperta, e perguntas: Quem me tocou? 32 Mas ele olhava em redor para ver a que isto fizera. 33 Então a mulher, atemorizada e trêmula, cônscia do que nela se havia operado, veio e prostrou-se diante dele, e declarou-lhe toda a verdade. 34 Disse-lhe ele: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz, e fica livre desse teu mal”. (Mc 5,25-34)

Qual o nome da mulher que sofria fluxo de sangue

Lendo o evangelho de Marcos ele fala em “certa mulher que”, não se preocupa em falar do nome, parece que o milagre quer mostrar mais a situação da mulher na época de Jesus do que falar em seu nome.

Mateus da mesma forma não se preocupa com o nome dela no texto assim aparece: “E eis que uma mulher”, e segue a descrição do milagre.

Lucas narra deste modo: “E uma mulher”.

Respondendo pelo nome da mulher que obteve de Jesus o milagre da cura do fluxo de sangue dizemos que no texto não aparece seu nome, isto vem confirmado pelos três evangelistas, Mateus Marcos e Lucas. Assim não sabemos o seu nome.

Podemos confirmar que segundo as narrativas, era uma mulher, que sofria fluxo de sangue havia 12 anos.

Josiel, embora não tenhas uma resposta a pergunta, pois o texto não favorece, isto não diminui a importância que a narrativa do milagre tem.

Sugiro que continues o estudo procurando entender melhor a situação da mulher na época de Jesus, e as dificuldades femininas na observância da lei do Puro e do Impuro segundo o Judaísmo.

A lei do Puro e do Impuro na época de Jesus.

Para o Judaísmo quem sofria com fluxo de sangue era considerado imundo. Não podia tocar, nas outras pessoas e nem ser tocado. Até mesmo objetos do uso do dia a dia, perdiam o valor se tocados por um doente com fluxo de sangue. O livro do levítico capítulo 15 fala da impureza física e de sua associação com a moral. A pessoa impura era excluída do convívio normal da sociedade até que se purificasse novamente. Pode-se imaginar a situação da mulher que a cada mês acontece à menstruação ou desta mulher que implora a cura de Jesus estando constantemente impura.

O que esta Mulher do Fluxo de Sangue nos ensina.

Deixando de lado a interpretação detalhada do milagre, retiremos ensinamento que a mulher nos propõe: Ela nos ensina que a fé precisa de uma ação. A Bíblia diz em Rm 10,17

 “Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo”. (Rm 10,17)

Somente assim vencemos os medos, os fracassos e tudo o que nos impede de chegar até Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas. A mulher tomou uma decisão tocar a borda do manto de Jesus, tinha fé que seria curada. O milagre aconteceu.

A mulher curada nos mostra o caminho e diz: Agarre, segure o Mestre e confesse, Ele pode e quer lhe curar totalmente dando-lhe vida em abundância.