Olá Elias de Boituva / SP!

O que é circuncisão?
A circuncisão é uma operação cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, com uma incisão com um bisturi, e cortada à prega cutânea que recobre a glande do pênis.

Como é realizada esta operação?
Essa remoção, do prepúcio que recobre a glande do pênis, (também se fala em peritomia (do grego peri, "em torno", e tomia, "corte") é uma pratica realizada há mais de 5 mil anos pelos povos do deserto e realizada atualmente em clínicas com condições de higiene para evitar infecções. Seja por motivos religiosos ou mesmo por razões de higiene cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados.

Pratica comum dos povos do deserto
Pratica antiga e atual dos povos que vivem no deserto. Por motivos de higiene, devido à escassez de água para se lavarem, estes habitantes do deserto optaram pela circuncisão, que em outras palavras é o corte da pele que esta sobre a glande do pênis. Sem esta pele esta parte do corpo fica limpa e não cria uma espécie de sebo, que exige limpeza constante, para não ocasionar mau cheiro.

A circuncisão como pratica religioso no Povo de Deus na Bíblia
Os Judeus adotaram esta pratica já existente em suas populações que viviam no deserto e o transformaram em um ritual religioso de iniciação. O povo de Deus passou a adotá-lo como sinal da aliança e fidelidade a Javé, atribuindo sua origem a Abraão e Moisés (conforme narrativas do livro do Gênesis 17,9-14; Êxodo 4,25-26; Levítico 19,23). Jesus por ser descendente de família hebreia foi circuncidado no Templo de Jerusalém conforme o evangelho de Lucas 2,21.

Os cristão abandonaram este costume como pratica religiosa, e passaram falar não em circuncisão carnal mas espiritual, tendo agora um significado de conversão.