Cidade antiga, cuja referência é que o seu nome vem de Babel, narrativa que encontramos no livro do Gênesis. Narra que o povo quis construir uma torre bem alta, aí Deus irou-se e criou línguas diferentes de tal modo que as pessoas não se entendiam, pois o seu intento era que o homem povoasse a Terra, não queria uma concentração. O nome Babel significa confusão.

Sua localização esta a aproximadamente 110 km ao Sul de Bagdá. Seria o atual Iraque. O significado de seu nome vem do grego Babel, que significa "confusão”. Posteriormente essa cidade passou a se chamar Babilônia. Ergueram-se nela uma das sete maravilhas do mundo antigo "Os Jardins Suspensos da Babilônia. A sua localização é entre os rios Tigres e o Eufrates na região da Mesopotâmia. Caracterizou-se por orgias e perversões. Foi capital da Suméria, e teve também um líder, Hamurabi que não era exatamente imperador (não havia impérios como conhecemos hoje), que criou o código que levou seu nome: Hamurabi. Uns consideram o mais antigo código de leis.

Os rios Tigre e Eufrates possibilitou a riqueza do império Babilônico, com a chamada civilização da irrigação. Este processo trouxe alem da riqueza o poder sobre toda a região.