Olá Augusta da Silva de Serra / ES!

 

A respeito do apóstolo Timóteo já respondi uma pergunta de um leitor. Lembro agora: Quem era Timóteo? Pergunta de Danilo, Criciuma / SC, e Resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 02/06/2012

Fonte para consulta: http://www.abiblia.org/ver.php?id=3930#.UWqEb6KHvbw

Penso que poderás obter muitas informações deste apóstolo com a resposta. Mas lendo novamente notei que não foi narrado o tipo de morte, onde, como e a localização em texto escrito.

Lendo as biografias de Timóteo encontrei uma descrição de sua morte que aparece em vários autores. Tenho que esta seja a que melhor testifica.

A morte de Timóteo pelo martírio acontecido em Éfeso?

Sabemos de acordo com uma tradição que o apóstolo Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65 d.C., onde ele teria acompanhado a comunidade por 15 anos. No ano 80 d.C. Timóteo tentou impedir uma procissão pagã que acontecia na cidade de Efeso onde os participantes pagãos tornaram-se furiosos o atacaram, arrastaram-no pelas ruas da cidade e o apedrejaram terminando com sua vida. No século IV d. C., suas relíquias foram transferidas para a Igreja dos Santos Apóstolos em Constantinopla. Estes mesmos dados aparecem em vários autores mas não apresentam fontes que atestam. O apóstolo Timóteo é considerado primeiro Bispo de Éfeso, que lá se achava quando chegou São João Evangelista para assumir a direção das Igrejas da Ásia.

Atas e escritos do martírio de São Timóteo.

As atas do martírio de São Timóteo datam do quinto ou sexto século d. C., elas narram sua morte da seguinte forma: No ano de 97, quando era imperador romano Nerva, os pagãos fizeram uma grande festa em homenagem à deusa Diana da cidade, e nesta ocasião organizou-se uma procissão, os pagão cometeram muitas indignidades nesta caminhada. Timóteo, vendo esta abominação e as ofensas ao verdadeiro Deus, pôs-se no meio dos idólatras e discursou energicamente acusando-os do comportamento escandaloso. Esta atitude apostólica de Timóteo provocou uma ira tal da parte dos pagãos que estavam na procissão, que se precipitaram contra ele e o mataram a pedradas e pauladas.

Concluindo: Timóteo é considerado e estimado pelos cristãos ao longo de muitos séculos, morreu no ano de 97, martirizado. Timóteo era o "braço direito" do apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro, sendo considerado, ao lado do mestre, como o primeiro e corajoso pregador do cristianismo. Quase sempre evangelizaram juntos, mas por várias vezes, Paulo o mandou como representante, em quase todos os lugares.