Alô Biara Lima de Praia Grande / SP!!

Varias perguntas já foram respondidas tentando eliminar dúvidas com respeito o nome dos apóstolos. Esta pergunta fala de Levi, um cobrador de impostos que Jesus chamou para ser discípulo e a partir do seguimento de Jesus adquire outro nome o nome de Mateus. A troca de nomes era muito comum na época de Jesus e identificava a nova missão ou trabalho que iria desempenhar. Assim foi com Pedro, Assim aconteceu com Saulo que passa a chamar-se Saulo e tanto ouros.

Uma pergunta semelhante nos foi dirigida “Na Bíblia Mateus e Levi são a mesma pessoa?” dúvida de Josy, Fortaleza / CE e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 14/02/2013. Nesta resposta que foi redigida está a resposta da pergunta que fazes Biara. Pode consultar em: Fonte: http://www.abiblia.org/ver.php?id=6167

O significado de Mateus:

O nome Mateus tem o seu significado original vindo do (Hebraico: מתיה, Mattạyāh ou מתי, Mattạy; na língua Grega: Ματθαίος, Matthaios;e no Latim: Matthæus; "Dom de YHVH"), é um dos Doze Apóstolos chamados por Jesus. No Novo Testamento é conhecido pelo primeiro evangelho que trás seu nome. Escrito em hebraico, servindo aos hebreus de Jerusalém convertidos para o cristianismo, mas foi traduzido para o grego em 64 d. C.

Imagem: O Publicano, Apóstolo, Evangelista e Mártir. Mateus também chamado Levi

O Evangelista Mateus inspirado por um anjo, por Rembrandt.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lugar do nascimento de Mateus.

Mateus era natural de Caná da Galiléia, filho de Alfeu, e foi chamado para ser apóstolo enquanto sentado no lugar dos cobradores de impostos na cidade de Cafarnaum. Antes de sua conversão, ele era um publicano, isto é, um cobrador de impostos por profissão. Os evangelistas Marcos e Lucas o identificam com o nome de Levi, por este motivo muitas vezes existe confusão.

Sua atividade apostólica foi inicialmente restrita às comunidades de Israel Jerusalém na Judéia e depois Samaria. Há uma tradição que aponta para Etiópia como seu campo de trabalho.

Mateus também é chamado de Levi

Era também chamado Levi uma troca de nome muito comum que significa a nova missão, como aconteceu com Pedro e posteriormente com o apóstolo Paulo, cujo nome hebraico era Saulo.

No Evangelho segundo Marcos assim ele descreve a vocação e o chamado de Mateus ao seguimento de Jesus: E tornou a sair para a beira-mar, e toda a multidão ia até ele; e ele os ensinava. Ao passar, viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “segue-me”. Ele se levantou e o seguiu (Marcos 2,13-14). O seu nome aparece nas 3 listas dos apóstolos que temos (Mateus 10,3; Marcos 3,18 e Lucas 6,15). Além disso, ele também é mencionado em Atos 1,13 como membro da comunidade que continuou perseverante após a morte de Cristo.

Mateus era um publicano, cobrador de impostos para os Romanos

O Império Romano dispunha pessoas nativas de cada lugar encarregadas de recolher as taxas de impostos que o povo devia pagar ao Imperador. Essas pessoas, eram odiadas pela população por este serviço prestado aos romanos, não eram bem-vistos. Muitas vezes eram exploradores, desviavam o dinheiro e cometiam injustiças aos próprios conterrâneos. Para agravar a situação ligada ao primeiro mandamento os Judeus eram proibidos por lei divina de tocarem as moedas do Império Romano, pois traziam a esfinge do imperador. Por consequência, os cobradores de impostos, que as manuseavam com frequência, eram considerados pecadores públicos, impuros e mal vistos.