Olá Vagner de Congonhinhas / PR!

Através da leitura do Proto-Evangelho de Tiago, datado do II século depois de Cristo, um livro apócrifo que fala dos momentos mais importantes da vida de Nossa Senhora podemos reconstituir os lugares onde Maria viveu na Palestina e fora dela. Pelos menos em cinco lugares importantes da história Bíblica ela esteve: Jerusalém, Nazaré, Belém, na Palestina no tempo de Jesus, Cairo no Egito, Efeso na Turquia. No Proto-Evangelho de Tiago encontramos o nascimento milagroso de Maria, apresentação ao Templo os votos de Ana e Joaquim por causa do nascimento, o casamento com José, o nascimento de Jesus, matança dos inocentes.

A casa do nascimento de Maria no Proto evangelho de Tiago.

O nascimento de Maria foi na velhice de Joaquim e Ana seus pais, depois de 20 anos sem terem filhos, ocorreu o nascimento de Maria e na apresentação ao Templo de Jerusalém ela foi consagrada. Ana e Joaquim pagam uma promessa a Deus consagrando Maria ao serviço do Templo pela graça de seu nascimento. Todos esses acontecimentos são inseridos dentro do contexto histórico da cidade de Jerusalém.

No século V da era cristã, em Jerusalém, foi instituída a festa do nascimento de Maria, 8 de setembro. Nessa data, em Jerusalém, teria sido inaugurada a Basílica de Santa Maria, edificada sobre à casa natal de Maria. Esta Basílica esta localizada na área da piscina probatica em Jerusalém. Esta é a primeira tradição, a mais antiga e provavelmente aquela com maior probabilidade de ser historicamente correta. Existem, porém, outras duas tradições, não vem ao caso agora descrevê-las.

Maria viveu infância e adolescência em Jerusalém nas cercanias do Templo de Jerusalém prestando serviço ao Templo junto com outras meninas consagradas. Um dos primeiros lugares na Palestina que Maria amou foi na cidade de Jerusalém. De acordo com o costume judaico aos três anos, Maria teria sido apresentada no Templo de Jerusalém, é também da tradição que ali teria permanecido até os doze anos no serviço do Senhor, quando então teria morrido seu pai, Joaquim. Cumpriu votos que se pais fizeram de consagrarem a serviço do Templo. Sabemos pelos evangelhos apócrifos que o véu do templo era bordado por meninas antes da primeira menstruação, pois a partir deste momento eram consideradas impuras.

Maria passa viver em Nazaré na Galileia.

Com a morte do pai teria se transferido para Nazaré, onde São José morava. Três anos depois relizar-se-ia os esponsais de Maria com José.

Vida adulta de Maria em Nazaré:

Maria casou-se com José - o Carpinteiro. Homem trabalhador e justo. Devido ao recenseamento de Cesar Augusto, imperador Romano, Maria e José vão a Belém.  Dá-se o nascimento de Jesus em um estábulo em Belém, perto de Jerusalém.

 

Maria reside no Egito até o falecimento do Rei Herodes.

Sabemos que Maria e José têm que fugir para o Egito, devido à perseguição do Rei Herodes e a matança dos inocentes. Permanecem no Egito até um anjo do Senhor anunciar o retorno. Na cidade do Cairo hoje existe um Igreja que determina do lugar da casa de Maria e José durante estes anos de Exílio.

Retornando a Palestina vão viver novamente me Nazaré.

Recordamos o texto Bíblico de Mateus:

“2, 19 Mas tendo morrido Herodes, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José no Egito, 20 dizendo: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que procuravam a morte do menino. 21 Então ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 22 Ouvindo, porém, que Arquelau reinava na Judéia em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá; mas avisado em sonho por divina revelação, retirou-se para as regiões da Galiléia, 23 e foi habitar numa cidade chamada Nazaré; para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas: Ele será chamado nazareno.”(Evangelho de Mateus 2,19-23) Bíblia Almeida.

 

Na cidade de Éfeso depois da morte de Jesus.

Recordamos o fato de Jesus entregar a sua mãe aos cuidados de João Evangelista. Como ele foi evangelizar a Turquia levou junto a Mãe de Jesus. E Maria passou viver em sua companhia, em uma casa hoje transformada em Igreja nas cercanias de Efeso, nas montanhas a uma distância de 5 km da região habitada da cidade de Efeso.

A casa de Maria em Éfeso na Turquia foi visitada pelo Papa Paulo VI, em sua histórica viagem para o Oriente Média e Turquia.

Fontes:

Evangelhos apócrifos, PyR Edições, Caxias do Sul e Porto Alegre, 1987, pág. 13ss.

Bagatti, Belarmino e Garcia, F., La vida de Jesús em los apócrifos Del Nuevo Testamento, em “cuadernos “Tierra Santa”, Franciscan Printing Press, Jerusalém,1979

Evangelhos Apócrifos, tradução de Urbano Zilles, 3 edicão, Coleção Teologia 17, Porto Alegre 2004.

 

Imagem: Casa de Maria em Efeso na Turquia. (Na região montanhosa)