Olá Renato Soares de Salvdor / BA!!

 Um biblista é um estudioso da Biblia.

Um Biblista tem um Curso de Teologia, e depois deste se especializa na área Bíblica. Possivelmente fará um Mestrado em Sagrada Escritura, em alguma Universidade ou Instituto de Teologia que tem este curso, e após o Curso geralmente se dedicará ao ensino da Biblia. Já durante o Mestrado escolherá entre o Novo e o Antigo Testamento se especializando em uma área especifica.

Muitos continuam estudando e fazem o doutorado, cursam matérias especiais para o doutorado e depois desenvolvem um tema que seja um contributo científico para o conhecimento Bíblico. Especializam-se em uma área de estudo bíblico.

Para ser um Biblista, o estudo das línguas como o hebraico, grego e aramaico, são necessárias, que para nós brasileiros que não temos o conhecimento delas nos segundo grau ou faculdades de Teologia, tornam-se um curso muito pesado, cansativo e empenhativo.

Para os que vão ao doutorado terão ainda de ter o conhecimento de 2 línguas  estrangeiras.

Acabado curso com probabilidade ministrarão aulas nos cursos de mestrado, acompanharão trabalho de defesa de tese e se dedicarão a pesquisa bíblica.

Com o surgimento do CEBI começaram aparecer outras opções para se formar biblistas. Que atuarão nas comunidades, organizando Curso de Bíblia mais populares, grupos de reflexão Bíblia e publicarão textos bíblicos com uma linha de leitura mais popular.

Curso extensivo de formação de Biblistas do Cebi

 “O Curso Extensivo de Formação de Biblistas, do Cebi tem duração de cinco anos, é uma das opções para formação bíblica de pessoas leigas, possibilitando o estudo sem afastá-las de seu local de trabalho. É um curso para pessoas articuladas com a equipe de coordenação do CEBI em seu estado, comprometidas com o trabalho bíblico popular e atuantes nas comunidades.”

“As pessoas que decidem participar desse processo se organizam em grupos de estudo (5 a 10 pessoas) próximos ao local de sua prática profissional e pastoral. É condição para a existência de um grupo do Extensivo que tenha assessoria de alguém com formação exegética e com experiência no CEBI. O processo de estudo se desenvolve em três âmbitos: estudo pessoal, estudo em grupo, estudo do grupo com a assessoria. O objetivo básico é levar as pessoas participantes a se capacitarem no manuseio de instrumentos metodológicos de análise e interpretação da Bíblia, colocando-as a serviço da leitura popular da Bíblia.” (fonte: material de divulgação do Cebi)

Ciências da Religião

Ciências das Religiões são cursos que são ministrados em geral nas universidades e preparam professores, para a aérea do ensino religioso. São Cursos como bacharelado, licenciatura que poderão os que concluírem atuarem no ensino do 2 grau. Incluem uma gama muito grande de assuntos, na área das religiões e do conhecimento religioso do ser humano. Diferente dos Cursos de Teologia, (quanto ao conteúdo em geral), que tem como objetivo principal formas padres e pastores.