Olá Anderson Silva do Rio de Janeiro / RJ!

A “descoberta” do evangelho apócrifo de Judas em 2006
O Evangelho de Judas que atualmente começarmos ter acesso para leitura é um evangelho apócrifo, junto com outros 50 livros considerados apócrifos.

O autor do evangelho apócrifo de Judas
Tudo pode ser considerado, mas este evangelho não é de autoria de Judas Iscariotes e sim a autoria é atribuída a autores gnósticos nos meados do século II, entre 150 e 180 depois de Cristo. Está composto apenas de 26 páginas de papiro egipciano e escrito em copta forma dialectal. Nos seus escritos encontramos reveladas as relações de Judas Iscariotes, com Jesus Cristo sob outra visão: Judas Iscariotes segundo o evangelho de Judas não teria traído Jesus, e sim, atendido a um pedido do próprio Jesus para que ele O denunciasse aos romanos.

Ninguém sabe quem é o verdadeiro autor. Mas, uma certeza podemos ter, não foi escrito por Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. O mais provável é que foi escrito por membros da seita dos Cainitas, de doutrina e pensamento gnóstico, que não era aceita pela Igreja nascente, portanto o evangelho de Judas foi considerado apócrifo. Irineu, bispo de Lião, no ano de 180 dC, rebate com um texto contra as heresias e condenou, este “evangelho de Judas”. Portanto, desde o inicio do cristianismo já se conhecia este escrito fazendo parte de outros textos apócrifos.

O Texto do evangelho de Lucas em copta é encontrado
No ano 300 d C, no Egito, foi escrito na língua copta, uma cópia deste “evangelho de Judas”. Este é o texto que foi encontrado em 1978, iniciando uma peregrinação até ser comprado pela National Geographic por cerca de um milhão de dólares. A partir deste momento iniciou-se a tradução para as línguas modernas

O que já foi publicado
Do texto conhecido e traduzido podemos dizer que o texto indica que “Judas era o discípulo mais fiel a Jesus, e aquele que mais compreendia os seus ensinamentos. O seu conteúdo consiste basicamente em ensinamentos de Jesus para Judas, apresentando informações sobre uma estrutura hierárquica de seres angelicais e uma outra versão para a criação do universo.”

 A partir desta descoberta, começarão os estudiosos, do Novo Testamento, emitir seus pareceres sobre o texto, e certamente algumas luzes ajudarão inclusive a interpretar os textos dos evangelhos.


 Imagem: O Beijo de Judas em pintura anônima do século XII. Segundo o Evangelho de Judas o beijo não foi uma traição.