Olá Alessandra São João de Meriti / RJ?

 

Esta é uma pergunta que todos fazem quando começam a ler o evangelho de Lucas. Encontrar uma resposta para ela e chegar mais perto do conhecimento do evangelista Lucas e da proposta de Jesus que seu evangelho apresenta as comunidades da Ásia.

Escolhi este caminho para responder a pergunta. Começo com os objetivos que Lucas tinha ao escreve seu evangelho e num segundo momento porque que Lucas escreve para Teófilo?

O objetivo primeiro que Lucas escreve este evangelho e ajudar as comunidades a encontrarem segurança e terem confiança na caminhada que se propõem. Lucas já na abertura afirma quero verificar de perto a solidez do caminho que escolheram para andar. (Lc 1,4) Lucas entende solidez é viver hoje a salvação que Jesus Cisto trouxe para eles. Lucas quer mostrar que esta salvação não é privilégio dos hebreus, mas a salvação é para todos. Alia seu escrito a história da salvação e quer mostrar o lugar da comunidade nesta história.

 

Porque Lucas escreveu para Teófilo?

Depois deste comentário inicial torna-se fácil entender a pergunta e buscar uma resposta. Os comentaristas de Lucas colocam varias hipóteses para a compreensão de Teófilo: Encontramos alguns autores identificando Teófilo como um padrinho da obra de Lucas, apoiando financeiramente para que fosse escrita e divulgada. Outros atestam que é simplesmente um nome fictício, sem referimento a uma pessoa. Encontramos aqueles que preferem buscar o significado na língua grega, afirmando como sendo “amigo de Deus”. Outros ampliam o alcance do nome entendendo que se refiram as comunidades. Afirmando que as comunidades são verdadeiramente as amigas de Deus os “Teófilos” de verdade.

Concluindo: Respondendo o porquê que Lucas escreveu a Teófilo, podemos dizer que foi para ajudar as comunidades a encontrarem segurança e terem confiança na caminhada que se propunham.