O primeiro livro da Bíblia é o livro do Gênesis, que conta a história da humanidade a partir da criação. Depois continua a narração contanto fatos muito conhecidos por nós, como a torre de babel, o dilúvio, a história dos patriarcas, desde Abraão até os filhos de Jacó.

O último livro da Bíblia é o livro Apocalipse, conhecido em alguns ambientes como livro da Revelação. Esse segundo nome é uma tradução da palavra grega "apokalipsis", que literalmente significa "tirar o véu", "desvelar".

A respeito dos autores, não é tão simples dar uma resposta. Primeiro de tudo é necessário ter presente que em relação aos livros da Bíblia não acontece como hoje, que alguém escreve e logo coloca o nome na primeira página. Muitos livros bíblicos não têm um autor definido. Muitas vezes a tradição deu um autor que não corresponde à realidade, somente para dar importância ao escrito, para dar autoridade a ele. Outras vezes acontece também que o livro não é fruto de uma única cabeça, mas de um trabalho que demorou séculos. Provavelmente essa última situação foi o que aconteceu com o Gênesis. Não sabemos que escreveu esse livro, embora sobretudo a tradição hebraica diga que o autor foi Moisés. Essa tradição atribui a ele os 5 primeiros livros da Bíblia. Mas com certeza esse dado não é verdadeiro. Voltando ao livro do Gênesis, há histórias nele que foram escritas por alguns e outras por outras pessoas ou até mesmo por grupos de pessoas. É comum, no ambiente exegético, falar de fontes literárias. Alguém mais tarde, provavelmente no período da volta do povo do exílio na Babilônia, por volta de 500 anos antes de Cristo, reuniu as diversas tradições e fontes existentes e fez uma compilação. É difícil dizer se o autor foi quem escreveu cada uma das histórias ou se foi quem as reuniu num único livro. De qualquer forma, independente da resposta, não sabemos quem foi o autor do Gênesis.

Em relação ao último livro da Bíblia, o Apocalipse, há um consenso maior. Normalmente se diz que foi João apóstolo, o mesmo autor do Evangelho de João. Há alguma dúvida sobre esse tema, mas muitos dizem que ele foi o autor. Se quiser aprofundar, leia a resposta da Ombretta sobre o autor do livro do Apocalipse.