Nada disso está escrito na Bíblia. Quando a Bíblia começa a entrar em nossas casas, pretendemos dela uma posição radical e queremos que ela nos diga exatamente o que fazermos, como se nos tornássemos bonecos guiados por fios, marionetes. Ficamos um pouco infantis, graças à nossa inocência e, às vezes, à nossa ingenuidade guiados por pessoas nem sempre competentes.

Por exemplo, é impensável imaginar que a Bíblia fale de televisão, como também é ilusão procurar nela referências ao nosso costume de navegar na rede. São realidades nascidas há poucos anos. Não é nem lógico pensar a profecias sobre isso.

A verdade é que precisamos aprender a ler a Bíblia como ela é: palavra de Deus encarnada em uma realidade concreta, que nos transmite princípios vitais para a vida do cristão. Os princípios estão lá, mas não cada síngula ação que devemos realizar. Ela, por exemplo, nos convida à sobriedade no vestir (esse é o princípio!), mas não diz que roupa usar ou que maquiagem colocar. Cada tempo tem seus próprios costumes e o cristão é uma pessoa inserida no seu tempo e nenhum ser extra terrestre.