Essa sua pergunta é muito importante, pois nos abre os olhos quanto à leitura da Bíblia.

A Bíblia é um livro muito antigo e, embora seja Palavra de Deus, foi escrita por mãos humanas. Por isso, muitas vezes, é essencial entender o contexto dos autores para poder entender melhor a mensagem que eles estão transmitindo, sem correr risco de instrumentalizar o que Deus nos diz. Portanto, diria que é muito importante conhecer a cultura dos autores sagrados. Obviamente nem todo mundo precisa ser doutor em exegese. Contudo é fundamental a vontade de acompanhar a leitura bíblica com um olhar crítico em relação ao ambiente que deu origem aos textos. A fé procura entender e não é cega, fundamentalista. Uma leitura bíblica responsável precisa colocar os pés em dois lugares: um na realidade do escritor e o outro naquela do autor.

Invés de participar de encontros de estudo é possível aprofundir o conhecimento bíblico através da leitura. O primeiro meio, mais acessível, é a leitura a partir de uma boa bíblia, de uma boa edição. Sabemos que existem muitas edições de bíblicas publicadas. Algumas trazem somente o texto; outras, invés, têm vários recursos, como introduções, notas e anexos. Na hora de comprar uma bíblia é muito importante ter em mente esse aspecto. Entre as Bíblias católicas a Bíblia de Jerusalém é uma das mais famosas e muito útil. A Tradução Ecumênica da Bíblia (TEB) também é muito boa, mas há duas edições dessa Bíblia, uma com mais notas e outras com menos.

Se o interesse é maior, o passo seguinte seria comprar algum livro de introdução à Bíblia. Há muitos no mercado. A coisa melhor é ir em uma livraria e pedir um conselho. �? bom começar com uma introdução geral e, eventualmente, em seguida, ler introduções a livros ou temas particulares. Um autor muito bom, que tem dois livrinhos excelentes é Etienne Charpentier (Para ler o Antigo Testamento | Para Ler o Novo Testamento), publicados pela Loyola. Há muitos outros e você poderá escolher.