Fonte da imagem: A morte de Jezabel na Wikipédia.Olá Kelem Cristina Marinho Barreto de Salinas / MG!  Personagem Bíblica Jezabel, foi rainha em Israel, mulher estrangeira, que casou com o Rei Acab, introduzindo o culto a Baal irritando profundamente o Deus de Israel. Já foram respondidas algumas perguntas, no site sobre Jezabel: o pecado de Jezabel e sua morte trágica.

Deixo a esta pergunta alguns dados biográficos de Jezabel como resposta.

Encontramos passagens bíblicas sobre história de sua vida e presença em Israel até o momento de sua morte em: 1 Rs 16,28 – 21 e 2 Rs 9.

Jezabel era filha do rei dos Sidonios Etbaal, na Fenícia, ao norte de Israel Casou com o Rei de Israel Acab (874-853 antes de Cristo) resultando uma aliança entre estes dois povos com o objetivo fortalecer as relações comerciais e políticos entre Israel e a Fenícia. É no tempo desse rei do Reino do Norte que atua o profeta Elias.

Mulher profundamente religiosa Jezabel espalhou a idolatria em todo o Israel, abusou do poder que possuía em Israel era astuciosa e arrogante, opôs-se ativamente ao Deus de Israel. Chegou ao ponto de levantar um altar a Baal, na casa de Baal que edificara na Samaria. Mas sua ousadia chegou ao ponto de combater o Deus de Israel. Apoderou-se do dinheiro das finanças públicas para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade). No palácio real foi construído um templo a Baal e ele ali era venerado. Também Acab passou a venerar Baal, irritando ao SENHOR Deus de Israel. Foi um escândalo sem limites dentro das fronteiras de Israel. O Rei Acab sentiu-se atraído pelo culto destes deuses, relegando Javé para segundo plano, seguindo estes incidentes aconteceram conflitos entre o profeta Elias e os sacerdotes de Baal. Os sacerdotes e profetas israelitas foram eliminados de suas funções e tiveram que se esconder no deserto devido à perseguição promovida pela rainha Jezabel. O final de Jezabel sabemos foi uma morte inglória, foi morta e lançada das muralhas da cidade foi devorada pelos cães.

________________
Fonte de Consulta: Piccirillo, Michele, Cenni di Geografia Biblica, Polígrafo uso dos alunos) SBF, Jerusalém 1990.
Dicionário Enciclopédico da Bíblia, Vozes Petrópolis, pág. 789, 1977.