Olá Biudenice Salustiano de Lima de Caruaru / PE!

 

Há poucos dias respondi uma pergunta semelhante endereçada ao site e era assim formulada: “Por que Deus mudou o nome de Saulo para Paulo e qual o significado de Saulo?” Pergunta de Rauli, Mirim Doce / SC e resposta de Odalberto Domingos Casonatto, em 06/03/2013. Vale a pena conferir.

A pergunta que formulas esta incluída já nesta resposta, assim que vou aproveitá-la para responder a tua pergunta: “Porque o nome de Saulo foi mudado para Paulo”:

Respondendo objetivamente podemos dizer aquilo que alguns comentaristas do texto bíblico afirmam: Em Atos dos Apóstolos 13,9:

 

“Então Saulo, que também se chamava Paulo repleto do Espírito Santo, fixou nele o olhar e disse...”. (Atos dos Apóstolos 13,9) Bíblia de Jerusalém.

 

O porquê da mudança de nome?

O redator dos Atos dos Apóstolos, Lucas usa pela primeira vez o nome romano Paulo, e a partir deste momento em todos os seus escritos usa sempre Paulo. Lucas neste momento faz a transferência de Paulo para o primeiro plano na evangelização dos gentios; quer dizer ele não é mais um simples auxiliar de Barnabé, mas é o verdadeiro chefe da missão. É verdadeiramente Paulo seguidor de Cristo. Um judeu convertido ao cristianismo que se chamava Saulo, batizado por Ananias em Damasco, e que deste momento em diante é o chefe da missão.

Concluindo, a partir do Batismo o hebreu Saulo, cidadão romano deixa o nome de origem hebraica e passa a se chamar de Paulo, isto é agora um cristão uma nova criatura em Cristo Jesus.